Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
O Monte de Santa Luzia, em Viseu, voltou a ser um palco…
A Câmara e o Museu Municipal de Oliveira de Frades assinalam o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e o Dia Europeu da Cultura Megalítica com duas iniciativas no concelho.
Em Souto de Lafões, a Calçada da Barroca – a via medieval que fazia a ligação entre a povoação e o rio Vouga – vai ser limpa numa ação de voluntariado marcada para as 09h00 de 26 de abril.
Já na Zona Industrial de Oliveira de Frades, no dia 27, começa à mesma hora a visita guiada “À descoberta da Necrópole da Tojeira”. A concentração será na empresa K-Flex. Nos últimos anos, foram realizados vários trabalhos arqueológicos nas proximidades da Zona Industrial, nomeadamente nas zonas da Tojeira e da Cumeeira.
Lá, um grupo de arqueólogos da Universidade do Algarve destapou sepulcros pré-históricos.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é assinalado a 18 de abril, enquanto o Dia Europeu da Cultura Megalítica acontece no dia 27 do mesmo mês.
Este ano, o tema do Dia dos Monumentos e Sítios é “Património resiliente face às catástrofes e conflitos”. Já “Megalitismo e Arquitetura” é o tema do Dia Europeu da Cultura Megalítica. Com esta iniciativa, pretende-se sensibilizar para a importância da preservação, salvaguarda e valorização do Património Cultural.