Em Orgens o Carnaval é um pretexto para reviver tradições seculares. As…
Já pensaram no trabalho minucioso por detrás da construção de um instrumento…
Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
Uma exposição de agentes, um workshop e um exercício de resgate marcam esta sexta-feira e sábado (28 de fevereiro e 1 de março) as comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil em Vouzela. A Câmara, que copromove a iniciativa, divulgou a programação completa do evento.
Segundo a autarquia de Vouzela, o Dia da Proteção Civil pretende sensibilizar a comunidade “para a importância dos agentes que trabalham em prol da segurança de pessoas e bens, dar a conhecer os meios existentes e destacar a importância da informação e prevenção em situações de risco coletivo”.
O programa começa às 10h30 de sexta-feira, com a inauguração da exposição de agentes de Proteção Civil na Alameda D. Duarte de Almeida, no centro da vila.
A maioria das atividades acontece no sábado, com o Auditório Municipal 25 de Abril nos Paços do Concelho a receber a partir das 09h00 o workshop “A Atualidade da Proteção Civil”. A GNR, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Proteção Civil municipal de Vouzela, o Corpo de Salvação Pública de São Pedro do Sul, as Forças Armadas e o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Viseu Dão Lafões vão abordar os mais diversos temas relacionados com a Proteção Civil.
Entre os temas, estão a campanha Floresta Segura da GNR, o papel das equipas de sapadores florestais, o programa Aldeia Segura Pessoas Seguras, as unidades locais de Proteção Civil, os desafios e o futuro dos bombeiros, e o apoio das Forças Armadas em contexto de Proteção Civil.
Às 14h30, a Alameda D. Duarte de Almeida recebe o exercício de resgate.
As comemorações em Vouzela são organizadas pela Câmara, pelos Bombeiros Voluntários e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
O Dia Internacional da Proteção Civil celebra-se anualmente a 1 de março e comemora a entrada em atividade da Organização Internacional de Defesa Civil, em 1972. A data pretende “chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade”, sublinha a autarquia de Vouzela.