A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Vouzela será na próxima segunda-feira (6 de dezembro) o primeiro concelho do país a receber Vouzela é o primeiro município a receber selo internacional de sustentabilidade, um certificado atribuído pelo Instituto de Turismo Responsável.
A entrega será feita nos paços do concelho. A Câmara local fala de uma distinção que “permitirá diferenciar o território e atrair novos públicos” para o concelho.
O presidente da autarquia, Rui Ladeira, acrescenta que esta distinção ajuda a “dar notoriedade” a Vouzela “no contexto das boas práticas da sustentabilidade, da inclusão social e do acolhimento dos turistas de uma forma mais competente e sustentável”.
“Esta distinção também significa o cumprimento do desígnio de conseguir fazer com que todo o processo de acolhimento, seja no alojamento, na restauração ou na pegada, ter o mínimo de impacto. Portanto, este não é um reconhecimento mas também um desígnio nosso querer estar no patamar de excelência e melhorar processos”, explica.
O autarca acrescenta que o município reuniu com agentes económicos para fazer o diagnóstico que permite com que o prémio fosse atribuído.
Rui Ladeira acrescenta que a distinção pode atrair mais turistas, encontrando aqui “uma mais-valia porque procuram precisamente locais onde há menos impacto nas mais diversas dimensões turísticas”.
“Houve uma grande participação, envolvimento e já com o reconhecimento de alguns operadores pelo facto de terem este selo, que pode ser feito na dimensão individual, mas gostamos de assumir uma dimensão territorial porque é uma estratégia conjunta e articulada que veio permitir posicionar, aumentar a notoriedade e obter vantagens económicas e sociais”, remata.
A cerimónia de atribuição está marcada para começar às 17h00, com a presença do presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado.