491203152_10231668550829273_7802908582466987269_n
antas de barros IL
467724730_1108358697965569_6679365743799071647_n
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

21.04.25

Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…

18.04.25

Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…

16.04.25
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
joão azevedo lordosa viseu a24
Home » Notícias » Cultura » WOOL 2025 transforma Covilhã com arte urbana e envolvimento comunitário

WOOL 2025 transforma Covilhã com arte urbana e envolvimento comunitário

Milhares de farrapos e quilómetros de lã vão ser transformados num tapete de grandes dimensões

 WOOL 2025 transforma Covilhã com arte urbana e envolvimento comunitário - Jornal do Centro
23.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 WOOL 2025 transforma Covilhã com arte urbana e envolvimento comunitário - Jornal do Centro
23.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 WOOL 2025 transforma Covilhã com arte urbana e envolvimento comunitário - Jornal do Centro

A cidade da Covilhã volta a receber o WOOL | Covilhã Arte Urbana, o mais antigo festival de arte urbana em Portugal, para a sua 12.ª edição, com um programa que volta a afirmar a cidade como referência nacional e internacional da criação artística em espaço público.

Com um programa multidisciplinar que cruza pintura mural, instalações, exposições, música, cinema, conferências e experiências imersivas, o WOOL continua a afirmar-se como uma referência na criação artística em espaço público, com impacto no território e na sua comunidade. A programação completa será revelada em maio, mas para já fica o apelo aos cidadãos para participarem ativamente.

Segundo Lara Seixo Rodrigues, diretora artística da Mistaker Maker, Plataforma de Intervenção Artística e responsável pela organização do festival, a edição deste ano será orientada por uma forte vontade de envolver o público. “Num momento em que o mundo está mergulhado em conflitos, violência e uma crescente indiferença e individualidade, mais do que nunca ambicionamos afirmar o WOOL como um projeto e manifesto artístico coletivo. Um momento e espaço de criação artística participada, nas suas mais diversas dimensões, disciplinas e formatos”, salientou.

O festival quer ser palco de um encontro real entre artistas, habitantes e território, através de experiências culturais imersivas, colaborativas e acessíveis. Uma ambição que nasce da vivência intensa da edição anterior, a RUA WOOL 2024, e que se quer agora alargar a toda a programação da 12.ª edição.

Neste contexto, destaca-se a nova ação artística comunitária “Todos Somos o Outro”, uma das grandes novidades do WOOL 2025. A decorrer entre abril e junho, esta iniciativa pretende ser a mais abrangente já realizada no âmbito do festival, quer pela duração, públicos envolvidos e dimensão da obra final, quer pela mensagem de empatia, escuta ativa e encontro intergeracional que lhe está associada.

A coordenação da ação está a cargo do reconhecido projeto A Avó Veio Trabalhar, com vasta experiência no desenvolvimento de iniciativas colaborativas e inclusivas, especialmente centradas na valorização dos saberes das pessoas mais velhas. Através da técnica de esmirna, aplicada sobre uma base retangular de pequenas dimensões, serão transformados milhares de farrapos e quilómetros de lã — numa ligação direta à identidade industrial e têxtil da Covilhã — num tapete de grande dimensão, que será instalado num local central da cidade no encerramento do festival.

Durante os próximos meses, o projeto irá visitar instituições de solidariedade social de todo o concelho, incluindo as freguesias mais remotas, desafiando a participação ativa de idosos e outras faixas da comunidade. Haverá ainda pontos de recolha de kits disponíveis para o público em geral, permitindo a todos contribuir com as suas mãos e histórias para esta obra coletiva. Mais informações sobre os locais, datas e formas de participação serão divulgadas através das redes sociais e do site oficial do festival.

pub
 WOOL 2025 transforma Covilhã com arte urbana e envolvimento comunitário - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 WOOL 2025 transforma Covilhã com arte urbana e envolvimento comunitário - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar