A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O Zigurfest em Lamego vai ter uma parceria com a Fundação de Serralves na 12.ª edição, que arranca daqui a duas semanas. O festival – que vai ter lugar entre os dias 27 e 29 de julho – vai “colher frutos” da .
A Fundação de Serralves irá promover uma visita guiada à exposição “Poeta Chama Poeta”, marcada para as 15h30 do dia 27 na Casa do Artista, seguida do workshop “Caligrafia Corpórea” no dia 28.
O festival também troca um dos palcos da edição deste ano. Segundo a organização, por “motivos logísticos e a pensar no conforto de todos”, os workshops e concertos-palestra marcados para a Casa do Artista vão agora acontecer no Centro Cívico de Lamego, inaugurado há um mês no local onde era antes o matadouro da cidade.
Descrito como “polivalente e desafogado”, o Centro Cívico é “um espaço perfeito para albergar a comunidade alargada do ZigurFest”, acreditam os promotores do festival. O novo palco começa a acolher iniciativas do evento no dia 28, com um workshop de objetos sonoros conduzido por Inês Castanheira às 15h30.
No dia 29, depois de um passeio pelo Parque Biológico de Lamego, o rapper Cálculo desce até ao Centro Cívico para fazer uma música a partir da recolha de sons feita na mesma visita com a ajuda dos participantes. Seguem-se os concertos-palestra de Ben Yosei e João Taveira, às 18h30 e 19h30.
O Zigurfest entra agora na 12.ª edição. A entrada vai ser gratuita em todas as atividades. Amuleto Apotropaico, Ana de Oliveira e Silva, Azia, Bernardo Álvares, Bruno Andrade Senra, Ben Yosei, Cálculo, Gesso, Hetta, Inês Castanheira, João Taveira, Máquina, Puçanga, Rita Silva e Silvestre também estão confirmados no cartaz.
Os territórios, as pessoas e as tradições são os principais motes da nova edição da iniciativa, reapresentando-se como um laboratório de criação, pensamento, debate e práticas artísticas ao serviço da comunidade.
O calendário será antecipado em comparação com as últimas edições, já que o evento costuma decorrer em agosto, altura em que também arranca a Festa dos Remédios. O Zigurfest está fora do cartaz deste ano desta festividade tradicional.