Foto Arquivo Jornal do Centro
A época balnear abre oficialmente este sábado (6 de junho), mas nem todas as praias vão reabrir ao mesmo tempo, devido às circunstâncias atuais em que os banhistas vivem por causa da Covid-19.
Na região Centro, as praias mais próximas de Viseu, nomeadamente as de Barra e Costa Nova em Ílhavo e também as de Mira e Figueira da Foz, abrem entre 20 de junho e 13 de setembro. No Norte, a época balnear só inicia a partir de 27 de junho.
Apenas as praias da região do Algarve, da linha de Cascais e da região de Lisboa ficam oficialmente abertas a partir de sábado, com a presença de um dispositivo de assistência a banhistas e de sinaléticas que indicam a ocupação do areal.
Este ano, os banhistas vão ter de respeitar regras de distanciamento superior a metro e meio entre toalhas e guarda-sóis no areal. Também vão ser proibidas atividades desportivas com duas ou mais pessoas, entre outras restrições.
Nos toldos, colmos e barracas de praia, cada pessoa ou grupo só pode alugar de manhã (até 13h30) ou tarde (a partir das 14h00), com o máximo de cinco utentes.
Relativamente ao estado de ocupação das praias, vai existir sinalética tipo semáforo, em que a cor verde indica ocupação baixa (1/3), amarelo é ocupação elevada (2/3) e vermelho quer dizer ocupação plena (3/3).
Em caso de incumprimento das regras de prevenção face ao novo coronavírus, poderá ser decretada a interdição da praia. Também vai estar interdito o estacionamento fora dos parques e zonas de estacionamento ordenado para acesso às praias.