Geral

07 de 06 de 2023, 11:25

Agenda

Região de Viseu é esta sexta-feira cenário de um museu-vivo de carros e motas antigas

Participantes de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e Países Baixos vão participar na 12.ª edição do passeio Rider, organizado pelo Museu do Caramulo, iniciativa que se vai prolongar pelo fim de semana com uma agenda preenchida de passeios e visitas

rider passeio museu do caramulo

Fotógrafo: Joel Araújo

O Museu do Caramulo, em Tondela, organiza a partir desta sexta-feira (9 de junho) e durante este fim de semana o passeio de carros e motas antigas Rider. A organização espera receber mais de 80 participantes de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e Países Baixos, conduzindo veículos clássicos com mais de 30 anos.

O Museu do Caramulo fala de “um novo recorde de inscritos” desde a primeira edição em 2011. Entre os modelos que vão estar ‘presentes’ no passeio, estão as motas Moto Guzzi 850 T3, BMW R1100R, BSA M20 500, Laverda 1000 e Kawasaki GPZ 500 S e os automóveis Triumph TR3, Ford RS Cosworth, BMW M3, Porsche 911 Carrera 3.2, Alfa Romeo Giulietta Spider Veloce e Ferrari 400i.

Com início e chegada na vila do Caramulo, o programa inclui passagens pelas zonas do Luso, Mondego e Viseu, ao longo dos três dias do passeio, além de experiências gastronómicas (incluindo um jantar temático no Caramulo Experience Center), visitas e a subida do traçado da Rampa do Caramulo.

Os participantes vão ter ainda a oportunidade de conhecer alguns locais como o centro histórico de Viseu, a Lapa de Meruje em Vouzela, o lugar de Santar em Nelas, o concelho de Oliveira de Frades, a Barragem da Gralheira em Anadia e a aldeia de Macieira de Alcôba no concelho de Águeda.

No último dia, a vila do Caramulo vai receber uma feira de automobilia com a participação de expositores de peças, ferramentas e parafernália variada para colecionadores do universo das duas e quatro rodas.

O triciclo Cudell De Dion de 1898 irá sair à rua pela primeira vez para “fazer companhia” ao Peugeot de 1899 e a uma réplica do primeiro carro do mundo, o Benz de 1886, numa “celebração da era pioneira do automobilismo”, fechando assim a 12.ª edição do Rider, rematou o Museu do Caramulo.