Geral

31 de 08 de 2023, 15:47

Agenda

Colheitas festejam-se em setembro no concelho de Carregal do Sal

Segunda Festa das Colheitas acontece nos dias 8, 9, 10 e 16 de setembro e é organizada pela Junta de Freguesia e pelo grupo local Ó da Terra. Evento termina com a apresentação da tradicional Serração da Velha

festa das colheitas oliveira do conde carregal do sal

Fotógrafo: Facebook/Junta de Freguesia de Oliveira do Conde

A freguesia de Oliveira do Conde, no concelho de Carregal do Sal, vai festejar as colheitas no mês de setembro. Nos dias 8, 9, 10 e 16, é organizada a segunda Festa das Colheitas, promovida pela Junta de Freguesia e pelo grupo local Ó da Terra.

O vinho é o principal mote desta iniciativa, que vai juntar dez quintas do Dão, todas localizadas em Oliveira do Conde.

Segundo a Junta local, o evento quer promover a “rusticidade do mundo rural” e ainda o património, a cultura e os produtos locais, além da participação e envolvimento comunitário, cumprindo os pressupostos da carta de compromisso da rede “Aldeias de Portugal”, a que Oliveira do Conde pertence.

O presidente da Junta de Oliveira do Conde, Carlos Bastos, sublinha que este evento vai ser uma “celebração das colheitas agrícolas, mas também de cultura, de afetos e de emoções”.

As atividades incluem mercados de artesanato e de velharias, gastronomia, oficinas, visitas ao património, exposições, palestras, uma vindima infantil, uma original sessão de yoga na vinha e o tradicional espetáculo da Serração da Velha.

No dia 8 de setembro, o certame abre às 19h00. Os concertos dos jovens Pedro & Inês e do grupo musical Tranglo marcam o primeiro dia, assim como uma palestra do professor Carlos Neto sobre a importância do brincar no desenvolvimento das crianças.

No dia 9, o programa é recheado de várias iniciativas como uma visita arqueológica a Lagareta da Malhoa, uma conversa sobre vinhos com João Costa, os cavaquinhos do Rancho Infantil Cravos e Rosas. O grande destaque vai para a apresentação de OMIRI, um projeto de reinvenção da música de raiz portuguesa que já passou por vários festivais nacionais e internacionais, às 22h00. O dia termina com o DJ Victor Pirez, a partir das 23h30.

A 10 de setembro, decorrem várias oficinas e ainda mais atuações de grupos locais como o Grupo Folclórico D’Alegria, que atua às 17h00. Já no dia 16, a Festa das Colheitas muda de sítio para os Carvalhais, onde é apresentada às 21h00 a Serração da Velha, encenada pelo grupo NACO.