Geral

17 de 04 de 2024, 12:41

Agenda

Livro de Acácio Pinto sobre autarcas e propaganda marca os 50 anos do 25 de Abril em Sátão

Concelho assinala o aniversário da Revolução dos Cravos com várias iniciativas que vão decorrer a partir deste sábado

Cravo 25 de Abril

Fotógrafo: Igor Ferreira

O concelho de Sátão assinala os 50 anos do 25 de Abril com várias iniciativas que vão decorrer a partir deste sábado (20 de abril).

Nesse dia, o Cineteatro Municipal acolhe às 21h00 o espetáculo “Memórias de Abril” da Escola Municipal de Teatro de Sátão. A peça recorda a vivência dos anos do Estado Novo, evocando histórias da resistência aos agentes da PIDE, o peso da censura e o papel das mulheres, dos poetas e dos soldados na Guerra Colonial.

Neste domingo (dia 21), vai ser inaugurada a exposição “Sátão, 50 Anos de Liberdade 1974-2024 – Autarcas e Propaganda Eleitoral” na Casa da Cultura. Às 16h00, também será lançado no Cineteatro o livro com o mesmo nome, escrito por Acácio Pinto.

A apresentação também contará com as intervenções de Alexandre Vaz, presidente da Câmara de Sátão, Carlos Santiago, deputado do PSD e, desde recentemente, ex-autarca de Sernancelhe, e José Morgado, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

No dia 24 de abril, acontece o concerto “Sons de Abril” às 21h30 no Cineteatro Municipal, com o Coro Satense Albano Martins de Sousa e os grupos SemGénero e Zaatam.

A 25 de abril, vai haver a sessão solene no salão nobre dos Paços do Concelho às 10h00, com a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, seguida da homenagem aos antigos combatentes do Ultramar na rotunda dedicada a eles, no centro da vila, às 11h15.

Também será inaugurado o monumento dos 50 anos do 25 de Abril ao meio-dia no jardim da Praça Paulo VI, numa sessão com vários momentos musicais. No Cineteatro local, pelas 15h30, sobe ao palco a peça “25 de Abril, Sempre!” da companhia de teatro ABC.