Geral

19 de 04 de 2024, 14:34

Agenda

Escolas de Sátão comemoram 25 de Abril com manifestação dos alunos

Agrupamento de Escolas de Sátão organiza programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril. Na próxima sexta-feira (dia 26), os alunos do concelho juntam-se para uma manifestação celebrando a liberdade

cravo 25 de abril

O Agrupamento de Escolas de Sátão organiza a partir deste domingo (21 de abril) um programa de atividades comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril.

Este domingo, vai ser inaugurada a exposição “Sátão, 50 Anos de Liberdade 1974-2024 – Autarcas e Propaganda Eleitoral” na Casa da Cultura, seguida do lançamento do livro com o mesmo nome, escrito por Acácio Pinto, no Cineteatro Municipal. Estas duas atividades integram também o programa comemorativo promovido pela Câmara.

Nas próximas segunda e terça-feira (dias 22 e 23), são várias as atividades previstas nas escolas do Agrupamento, na Casa da Cultura e no Cineteatro, que recebe, por exemplo às 10h00 e 11h00 de segunda, uma palestra do capitão de Abril, tenente-general António Luís Ferreira Amaral. Já às 09h30, a Escola Básica 1 vai inaugurar o seu “Mural de Abril”.

Na terça-feira, sobe ao Cineteatro a peça de teatro “25 de Abril: o antes e o depois”, do Clube de Expressão Dramática da Escola Básica Ferreira Lapa, às 10h00. Pelas 09h30, vai haver uma Caminhada pela Liberdade com crianças do pré-escolar.

Às 14h00, o Cineteatro recebe o debate “A Escola, antes e depois de Abril” com a participação de políticos da região: Acácio Pinto (PS), Ângela Bártolo (PCP), Hélder Amaral (CDS), Manuela Antunes (Bloco de Esquerda) e Pedro Alves (PSD). E, às 21h00, a Casa da Cultura recebe as “Conversas de Abril” com a participação de autarcas que fizeram o trajeto político no concelho ao longo dos últimos 50 anos.

Entre os participantes dessa conversa, estão o presidente da Comissão Administrativa de Sátão no pós-25 de Abril, Narsélio Gouveia e Sousa, o primeiro presidente eleito da Câmara, José Sarmento Moniz, e o atual autarca, Alexandre Vaz, além de Joaquim de Jesus Lopes, que foi presidente e secretário da Junta de Freguesia de Sátão.

Na próxima quarta (dia 24), o Cineteatro recebe a peça “25 de Abril, Sempre!” da companhia Teatro ABC.

Na próxima sexta-feira (dia 26), o Agrupamento de Escolas de Sátão organiza uma manifestação com todos os seus alunos a partir das 09h30, com concentração no Campo da Feira. Será inaugurado um mural alusivo à Revolução dos Cravos na parede do estádio de futebol da vila, seguindo-se uma homenagem aos antigos combatentes da Guerra Colonial e um comício em frente aos Paços do Concelho.

A propósito das comemorações do 25 de Abril, algumas das rotundas da vila irão ser decoradas pelos alunos das escolas de Sátão.