Geral

06 de 06 de 2023, 15:11

Agenda

Lamego: Mais de cinquenta comerciantes e artesãos presentes na Feira Medieval

Certame volta para mais uma edição este fim de semana no centro histórico de Lamego. Mercado medieval, jogos e animação não vão faltar

feira medieval lamego

Fotógrafo: Facebook/Câmara de Lamego

Mais de 50 comerciantes, artesãos e associações vão recriar o comércio e as artes da época medieval em mais uma edição da Feira Medieval de Lamego, que decorre este fim de semana (9 a 11 de junho). O certame decorre no Bairro do Castelo, na Praça do Comércio e na zona envolvente do centro histórico.

As atrações incluem também um mercado medieval com muita gastronomia, música e os tradicionais jogos de destreza. A entrada é gratuita.

A Câmara realça que o evento foi sendo “consolidado ao longo dos últimos anos como um dos maiores certames do género realizados a nível nacional”. “A nobreza, os mestres de ofício e os servos estão de volta para reviver a história dos tempos de D. Afonso Henriques e as Cortes de Lamego”, acrescenta a nota do município.

As Cortes de Lamego teriam sido realizadas na Igreja de Santa Maria de Almacave, onde se teriam estabelecido as primeiras leis do Reino de Portugal, entre 1139 e 1143. No entanto, estas cortes têm sido alvo de discussão, uma vez que vários historiadores, entre os quais Alexandre Herculano, disseram ao longo dos anos que as cortes não chegaram sequer a existir.