Geral

02 de 04 de 2024, 16:42

Agenda

Mais de 20 produtores na Festa das Cavacas, em Resende

Evento está marcado para o fim de semana de 27 e 28 de abril e inclui animação, caminhada e produtos locais

festa das cavacas resende 2023 créditos câmara

Mais de 20 produtores de cavacas vão participar na edição deste ano da Festa dedicada ao doce típico do concelho de Resende. O evento está marcado para o fim de semana de 27 e 28 de abril no Largo da Feira, no centro da vila.

A Festa das Cavacas também vai disponibilizar outros produtos locais como vinhos, licores, compotas e artesanato e traz grupos de música popular para animar a iniciativa organizada pela Câmara.

O programa começa no dia 27, das 15h00 à meia-noite. No dia 28, a festa decorre das 10h00 às 18h00.

Este ano, o programa contempla a Caminhada das Cavacas, que vai percorrer a vila de Resende no primeiro dia do evento. A caminhada tem início às 09h00, com concentração em frente aos Paços do Concelho.

As Cavacas de Resende concorreram em 2019 às “7 Maravilhas Doces de Portugal”, tendo sido eleitas o melhor doce do distrito de Viseu.

A receita das cavacas, que são feitas quase exclusivamente com ovos e açúcar, é secular e tem sido passada de geração em geração, sendo ainda confecionada de acordo com a receita tradicional.

Depois de metidas as gemas, as cavacas são, depois de cozidas, cobertas com uma calda de açúcar em ponto e farinha, o que lhes dá a cor branca por fora e amarela por dentro.