Geral

13 de 10 de 2023, 15:22

Agenda

Tondela recebe formação sobre violência contra idosos

Ação vai ter lugar nos dias 22 e 23 de novembro na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, em Tondela

Idosos

Fotógrafo: Igor Ferreira

A violência contra pessoas idosas é o mote de uma formação que vai ter lugar nos dias 22 e 23 de novembro na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, em Tondela. A iniciativa “Violência contra pessoas idosas e a prestação de cuidados profissionais” será realizada no âmbito do Plano de Ação da Rede Social.

A ação estará dividida em três módulos: “Compreender a violência contra pessoas idosas”, “Os fatores de risco e fatores protetores na violência de pessoas idosas” e “Violência contra pessoas idosas e a prestação de cuidados profissionais”.

A formação é dirigida a cuidadores e profissionais de pessoas idosas, técnicos das áreas da saúde, gerontólogos e auxiliares de ação médica, diretores técnicos, assistentes sociais, auxiliares de ação direta, prestadores de cuidados ao domicílio e animadores socioculturais, entre outros.

“A ideia é que após a formação, estes profissionais sejam capazes de sinalizar, intervir e prevenir os fatores de risco da violência no âmbito do desempenho do seu papel de cuidadores de pessoas idosas”, explica a Câmara de Tondela.

O evento vai decorrer nos dois dias, entre as 09h00 e as 17h00. As inscrições encontram-se abertas até ao dia 27 de outubro.

Entretanto, treze idosos do distrito de Viseu fizeram queixa à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) por violência e outros crimes.

Segundo a associação, as vítimas sinalizadas no ano passado moravam nos concelhos de Armamar, Carregal do Sal (duas), Cinfães, Lamego, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Penedono, São João da Pesqueira (duas), Tondela e Viseu (duas). O número de 2022 é inferior a 2021, quando a APAV tinha recebido 19 queixas do distrito de Viseu.