Geral

06 de 06 de 2023, 14:19

Centro Business

Crianças visitaram fábrica de madeiras em Mangualde para assinalar Dia do Ambiente

Sonae Arauco abriu as portas da fábrica de Mangualde para receber mais de 30 alunos do Agrupamento de Escolas. Crianças plantaram pinheiro e "inauguraram" estação de tratamento de águas

sonae arauco crianças mangualde

Fotógrafo: Sonae Arauco

A Sonae Arauco abriu no Dia Mundial do Ambiente, na segunda-feira (5 de junho), as portas da fábrica de Mangualde para receber mais de 30 alunos do Agrupamento de Escolas do concelho, que inauguraram de forma simbólica a renovada estação de tratamento de águas residuais (ETAR) e plantaram alguns pinheiros.

A empresa de madeiras revelou as mais recentes ações de proteção ambiental e mostrou às crianças o dia-a-dia na fábrica.

“Queremos mostrar às gerações mais jovens de que forma as empresas industriais estão a contribuir para o combate às alterações climáticas, desde logo através da minimização dos impactos ambientais da nossa operação industrial, e para o investimento no futuro do planeta e da comunidade local. As novas gerações estão muito alinhadas com estas preocupações ambientais, e por isso recebemo-las com todo o gosto e aprendemos com elas”, explicou Pedro Antunes, gestor da unidade.

“Tivemos oportunidade de apresentar as características dos nossos produtos e a forma como contribuem para um modelo económico mais sustentável. Além disso, esta visita marcou também a inauguração da renovada ETAR e de outros investimentos de fim de linha, relevantes para o caminho que temos traçado até aqui”, acrescentou.

Antes de iniciarem a visita às instalações, os alunos conheceram algumas das regras básicas de segurança e os equipamentos de proteção individual necessários para o trabalho na unidade industrial.

Com a nova ETAR, a Sonae Arauco garante “uma maior capacidade de receção e tratamento de efluentes, um primeiro passo que visa, no futuro, assegurar a recuperação de água após tratamento”.

No decorrer da visita, houve ainda oportunidade para conhecer o equipamento inovador no processo de produção de painéis de fibra de média intensidade (MDF), que se caracteriza por ser um sistema biológico de exaustão e purificação do ar dos secadores, assegurando o tratamento dos produtos e uma menor libertação de emissões.

O dia terminou com a plantação de alguns pinheiros-radiata, uma espécie que está a ser testada em diversas áreas florestais do Norte e Centro, incluindo Mangualde, e que, segundo a Sonae Arauco, demonstrou “excelentes taxas de sobrevivência e crescimento nos diferentes tipos de solo português, por comparação com outras espécies testadas de pinheiro”.

Neste dia dedicado às novas gerações, estiveram também presentes o vice-presidente da Câmara de Mangualde, João Pedro Cruz, vereador da área ambiental, o presidente da Junta de Freguesia de Espinho, António Monteiro, e um docente do curso de Engenharia do Ambiente no Instituto Politécnico de Viseu.