Geral

16 de 05 de 2024, 12:36

Centro Business

Mercadona abre na Guarda e cria 75 postos de trabalho

Esta é a primeira das 11 lojas que a marca prevê abrir este ano em Portugal

A Mercadona, empresa de supermercados, abre esta quinta-feira na Guarda a primeira loja da cadeia no distrito, localizada na Avenida de São Miguel. Com esta abertura, a primeira das 11 lojas que a marca prevê abrir este ano, a empresa atinge também o marco dos 50 supermercados em Portugal. Esta loja criou 75 novos postos de trabalho.
Com uma área de vendas de 1.900 m2, à semelhança de outros supermercados da cadeia, conta com as secções de Talho, Peixaria, Charcutaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Cuidado do Lar e Animais de Estimação, Frutas e Legumes, Garrafeira e Pronto a Comer com self-service e várias opções de pratos preparados para levar ou comer na loja, numa zona exclusiva para o efeito. Além disso, os “Chefes” (clientes) podem também contar com um mural de sushi, onde se pode encontrar ainda uma grande variedade de pratos asiáticos prontos a consumir, presunto cortado à faca e embalado no momento, uma máquina de sumo de laranja espremido na hora e carrinhos de compras leves, ergonómicos e sem moeda.
Dispõe de 140 lugares de estacionamento e mais dois destinados ao carregamento de veículos elétricos, indo ao encontro do compromisso da empresa para com a mobilidade elétrica.
A Mercadona aposta também nas energias renováveis, designadamente através da instalação de painéis solares nos supermercados. É o caso desta loja, na Guarda, onde existem 428 painéis solares. Ao gerar energia renovável de origem fotovoltaica nas coberturas das lojas, para autoconsumo, a empresa melhora o comportamento ambiental e poupa cerca de 20% de energia elétrica anualmente.
“Todas as lojas da Mercadona em Portugal são construídas respeitando o Modelo de Loja Eficiente que está gradualmente a ser implementado em toda a cadeia, com corredores amplos, poupanças energéticas de até 40% comparativamente a uma loja convencional, entrada com entrada dupla que evita correntes de ar e que se caracteriza pela sua acessibilidade e comodidade, sistemas de refrigeração mais sustentáveis, melhorias de isolamento nos móveis de frio, iluminação LED e gestão inteligente do consumo energético”, refere, em nota, a empresa.
 
No âmbito da Política de Responsabilidade Social da empresa, e sendo também uma das principais medidas para a prevenção do desperdício alimentar na Mercadona, este supermercado doará diariamente bens de primeira necessidade ao Centro de Formação, Assistência e Desenvolvimento da Guarda, uma instituição local de solidariedade social com a qual a Mercadona assinou um protocolo de colaboração.
 
Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda, destaca que “este novo supermercado não é apenas um reflexo do crescimento contínuo e estratégico da Mercadona, mas também testemunho da atratividade e dinamismo da Guarda na captação de investimentos relevantes e de futuro”.
“O nosso compromisso com a criação de emprego, o estímulo ao investimento e a cooperação ativa com o mundo empresarial permanecem, claramente, no cerne das nossas prioridades. Com a abertura desta nova loja, a Guarda posiciona-se na vanguarda do acolhimento de novas iniciativas e na promoção de emprego estável, de qualidade e de um estilo de vida enriquecedor”, acrescentou.
 
Segundo Carla Cunha, diretora de relações Externas da zona Centro-Norte de Portugal, “é com imenso entusiasmo que registamos este grande marco para a Mercadona que é iniciar o nosso plano de expansão para 2024 com a abertura da 50ª loja em Portugal e a primeira no distrito da Guarda. Cada nova abertura representa mais uma oportunidade de estar ainda mais perto dos nossos clientes, desta vez, na cidade mais alta do nosso país, criando emprego e contribuindo para o desenvolvimento económico e social. Esperamos que encontrem na Mercadona o seu supermercado de confiança”.
A empresa abriu o primeiro supermercado a 2 de julho de 2019, em Canidelo, Vila Nova de Gaia e atinge agora, meses antes de completar cinco anos desde a primeira abertura, o marco das 50 lojas em Portugal, estando presente em 11 distritos. Trata-se de um marco importante no plano de expansão da Mercadona em território nacional, já que a empresa começou com as primeiras aberturas na região Norte, nos distritos de Porto, Braga, Aveiro e Viana do Castelo, tendo o ano de 2022 marcado a chegada à área metropolitana de Lisboa (Setúbal e Lisboa). Desde então, seguiram-se as primeiras aberturas nos distritos de Santarém, Viseu, Leiria e Coimbra.
Para 2024, a empresa prevê investir 196 milhões de euros, que se destinam à abertura de 11 novas lojas e à conclusão do Bloco Logístico de Almeirim, que ficará operacional em meados de 2024.