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26 de 04 de 2024, 12:05

Centro Business

Mercadona aumentou compras a fornecedores portugueses em 2023

Entre os fornecedores da cadeia está uma empresa de Armamar dedicada à transformação de carne de porco. Volume de compras aumentou 49 por cento no ano passado

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Fotógrafo: D.R.

A cadeia de supermercados Mercadona aumentou o volume de compras a fornecedores portugueses em 2023, subindo 49 por cento face ao ano anterior. Segundo a empresa espanhola, foram gastos mais de 1,1 mil milhões de euros em compras a mil fornecedores comerciais e de serviços.

A Mercadona – que tem uma loja em Viseu – espera que o valor continue a aumentar este ano, com a inauguração de 11 novos espaços, incluindo na Guarda, a partir de 16 de maio.

“As compras da Mercadona a fornecedores portugueses, comerciais e de serviços, têm vindo a aumentar progressivamente desde 2019, altura em que a empresa abriu as primeiras lojas. Desde então, a Mercadona passou de um investimento de 217 milhões de euros para os atuais 1.178 milhões de euros”, refere a empresa numa nota.

A cadeia promete manter-se “fiel” ao compromisso de desenvolver uma cadeia agroalimentar sustentável, apostando no setor primário e desenvolvendo relações estáveis com os fornecedores, “permitindo um crescimento sustentável para todos os elos da cadeia”.

Contando com fornecedores de norte a sul do país, além das ilhas, a empresa diz que quer promover a exportação e dar a conhecer o que de melhor que se produz em Portugal. “Esta aposta tem-se revelado não só um motor de desenvolvimento económico e social, como também, e sobretudo, uma aposta na diferenciação”, acrescenta o comunicado da Mercadona.

No distrito de Viseu, a Mercadona colabora com a FTD Alimentação, uma empresa de Armamar dedicada à transformação de carne de porco.

“De norte a sul de Portugal é possível encontrar uma vasta diversidade de produtos, desde a pera rocha do Oeste aos lácteos dos Açores. Na Mercadona trabalhamos diariamente para que seja possível encontrar, em todas as secções, um sortido variado e que permita ao ‘chefe’ (cliente) levar para casa um carrinho de compras de qualidade e à portuguesa. Esta aposta na produção nacional permite uma maior frescura dos nossos produtos e, ao longo destes quase cinco anos em Portugal, temos tido a oportunidade de trabalhar com excelentes fornecedores, bastante motivados e com vontade de crescer connosco”, disse Pedro Barraco, diretor da Cadeia Agroalimentar da Mercadona.

A Mercadona prevê terminar o ano com 60 lojas em Portugal e estar presente em 12 distritos do país.