Geral

01 de 02 de 2024, 11:44

Centro Business

Mercadona distribui lucros de 600 milhões aos trabalhadores

Cadeia de supermercados aumentou distribuição de lucros em metade face ao ano passado

mercadona foto trabalhadora

A Mercadona vai dar 600 milhões de euros de lucros aos seus trabalhadores. A cadeia de supermercados, que tem uma loja em Viseu, diz que o aumento é de 50 por cento em comparação com 2023, altura em que foram distribuídos 405 milhões de euros.

“O Comité de Direção da Mercadona decidiu, no âmbito da sua estratégia de partilhar os lucros, distribuir mais meio prémio adicional pelas mais de 100.000 pessoas que compõem a empresa, além do prémio por objetivos que tradicionalmente reparte todos os anos”, explica em comunicado.

A Mercadona destaca que esta decisão foi tomada tendo em consideração “o compromisso excecional” dos funcionários da cadeia presente em Portugal e Espanha em melhorar a experiência dos clientes e a qualidade dos produtos e em implementar melhorias tecnológicas e inovadoras.

“É, por tudo isto, que todos merecemos ganhar, este ano, um extra de mais meio salário, ao qual temos de acrescentar o prémio por objetivos que nos corresponde - um ou dois salários, dependendo da nossa antiguidade na empresa”, lê-se na nota da cadeia.

Em março, os colaboradores com pelo menos um ano de serviço e que atinjam as metas e os objetivos definidos receberão um salário extra que ascende a dois vencimentos depois de alcançados cinco anos de antiguidade. Este ano, excecionalmente, os trabalhadores também receberão um prémio extra que corresponde a metade do seu salário.

“Esta medida evidencia que os colaboradores da Mercadona são os principais responsáveis pelo sucesso da empresa, que uma vez mais confirmaram ser o maior ativo para os ‘Chefes’ (como internamente a empresa designa os seus clientes). O compromisso com a melhoria constante da eficiência produtiva e da gestão têm como resultado um Carrinho de Compras com mais qualidade e económico no mercado, fazendo com que dia após dia cada vez mais pessoas optem por ele. Isto reflete-se num aumento significativo do número de clientes que efetuam as suas compras na Mercadona, consolidando o seu crescimento e o constante aumento da sua quota de mercado”, realça.

Desde que os acionistas da Mercadona lançaram esta iniciativa em 2001, a empresa já distribuiu mais de 5,5 mil milhões de euros de lucros aos trabalhadores.

Em Portugal, a Mercadona oferece a possibilidade de dois dias consecutivos de descanso para quem tem uma jornada de trabalho de segunda-feira a domingo nas lojas e no bloco logístico, o que faz com que cada colaborador possa usufruir de pelo menos oito fins de semana por ano de descanso.