Geral

06 de 06 de 2023, 11:30

Centro Business

Visabeira assume posição de controlo em empresa de iluminação pública

Empresa sediada em Viseu entrou no capital da fabricante Arquiled, após a aprovação do negócio pela Autoridade da Concorrência. Objetivo passa por aumentar e complementar o portefólio de negócios

arquiled visabeira

Fotógrafo: Grupo Visabeira

A Constructel Visabeira concluiu a entrada no capital da empresa portuguesa de iluminação pública Arquiled. A empresa do Grupo Visabeira, sediado em Viseu, assumiu “uma posição de controlo” nesta fabricante de equipamentos em LED e junta-se à EDP Ventures, à C2 Capital Partners e à Climar Lighting após a aprovação do negócio pela Autoridade da Concorrência.

Em comunicado, a Constructel Visabeira refere que a entrada na Arquiled representa “um novo ciclo” na estratégia da empresa, que poderá expandir o seu negócio para “novos mercados internacionais, promovendo um novo caminho económico através da inovação tecnológica, bem como no desenvolvimento de novos produtos quer para o mercado nacional quer internacional”.

Miguel Allen Lima, CEO (presidente executivo) da Arquiled, considera que “a entrada do Grupo Visabeira no capital da empresa irá abrir novas possibilidades de expansão, tanto no mercado nacional como internacional, através da construção de sinergias em negócios complementares”. “Por outro lado, a entrada de um novo acionista é um claro reconhecimento do valor económico e estratégico da ARQUILED, que é uma empresa portuguesa”, acrescenta.

Já Nuno Terras Marques, CEO da Constructel Visabeira e do Grupo Visabeira, considera que o negócio significa “uma oportunidade para aumentar e complementar o portefólio da empresa, o que vai ao encontro da estratégia de expansão do grupo”. “Acreditamos que esta operação irá produzir excelentes sinergias quer em termos nacionais quer internacionais”, frisa.

A Constructel Visabeira, empresa controlada pelo Grupo Visabeira e que tem como acionista minoritário o banco de investimento Goldman Sachs, é um dos principais prestadores de serviços de engenharia de redes de telecomunicações e energia em Portugal, na Europa e nos Estados Unidos.