Autor

Lisa Cheng

06 de 05 de 2022, 15:31

Colunistas

Dê ouvidos ao seu Coração!

A oportunidade do seu coração ser mais saudável começa hoje, dê ouvidos ao seu coração, nunca é tarde!!

No mês que se intitula o mês do coração – maio – importa ter a noção de que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo.
O número de pessoas com esta patologia tem aumentado devido aos estilos de vida menos saudáveis que potenciam o risco do seu aparecimento.

O coração tem como principal função bombear o sangue para todas as partes do corpo, de forma a que os tecidos e as células recebam o oxigénio e nutrientes necessários ao seu funcionamento, permitindo também chegar a outros órgãos possibilitando a eliminação dos produtos que são prejudiciais ao nosso organismo.
Todo este processo é fundamental para que o Ser Humano possa viver bem e de forma saudável. Contudo, quando algo interrompe ou afeta o processo de circulação, começam a surgir diversos problemas, pois o coração entra em esforço e pode desenvolver uma doença cardíaca.

Existem vários tipos de doenças cardíacas com inúmeras causas específicas, sendo a mais comum, entre as pessoas adultas, a arteriosclerose. Esta doença é caracterizada pelo estreitamento dos vasos sanguíneos provocando, por sua vez, uma obstrução total ou parcial, levando ao aumento da tensão arterial e por conseguinte a uma brusca diminuição da irrigação sanguínea, do próprio coração, ou seja, o enfarte agudo do miocárdio.

Contudo, existem varias formas de prevenção da doença, que devem ser adaptadas, analisando individualmente a que melhor se adequa a cada pessoa. A realização regular dos rastreios anuais revela-se uma medida crucial e efetiva para o diagnóstico precoce da doença, especialmente se já houver predisposição familiar para esta doença.
A mudança dos hábitos de vida é considerada como o principal factor protetor no combate a esta doença, como sendo a adoção de alimentação mais saudável e a realização de atividade física de forma regular. As pessoas com hábitos tabágicos são aconselhadas a deixarem de fumar, bem como aquelas que consomem álcool.
Se estiver em risco de desenvolver uma doença cardíaca, seja pelo histórico familiar, seja pelos hábitos de vida pouco saudáveis, ou até mesmo se já tiver sido diagnosticada com algum tipo de patologia cardíaca, a adoção das medidas descritas anteriormente, poderão evitar o agravamento dos sintomas ou o surgimento da mesma.
Com pequenos ajustes na sua rotina diária pode ter enormes benefícios que certamente não obterá se não fizer nada:
Fazer caminhadas diárias com duração de 30 minutos;
Optar pelo uso da bicicleta como transporte para o trabalho;
Colocar no seu prato uma quantidade mais generosa de vegetais em vez de outros alimentos;
Uma outra sugestão é a realização de atividade física em grupo, promovendo assim a saúde física e o bem-estar de todos, melhorando a nossa saúde mental, diminuindo o stress e melhorando o nosso humor.
Como profissionais de Saúde aconselhamos e encorajamos as pessoas com histórico familiar de doença cardíaca a realizar rastreios regulares de saúde, recorrendo aos cuidados de saúde primários, mais conhecidos como “Centros de Saúde”, especificamente à sua Unidade de Saúde Familiar (USF). Independentemente da idade que tenhamos todos/as deveríamos ser mais ativos/as fisicamente, melhorando a saúde mental e efetivamente adotando hábitos de alimentação saudável.
A oportunidade do seu coração ser mais saudável começa hoje, dê ouvidos ao seu coração, nunca é tarde!!



Lisa Cheng
Estudante da Licenciatura em Enfermagem da Oslo Metropolitan University - Noruega
Programa “ERASMUS +” na ESSViseu
Em colaboração com a UCC Viseense