Autor

Maria Kiala

12 de 05 de 2022, 10:58

Colunistas

Dia Mundial da Saúde

Sabendo que a Saúde vai além da ausência de doenças e que devemos cuidar de todos os aspetos da nossa vida, incluindo o mental e o social, para que tenhamos uma vida mais saudável, podemos adotar algumas medidas bastante simples

O Dia Mundial da Saúde comemorou-se no dia 7 de abril, tendo sido esta data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na sua primeira assembleia, em 1950.
Para muitos, saúde é sinónimo de ausência de doença, uma vez que consideram que, se a pessoa não apresenta nenhuma enfermidade é um indivíduo saudável. Porém a OMS define a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. Para estar saudável, é necessário ter qualidade de vida, isto é, condições apropriadas de alimentação, educação, habitação e acesso aos cuidados de saúde, além de estar bem consigo mesmo em todos os campos da vida.
A saúde é um direito de todos e um dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e económicas, que visem a redução do risco de doença e de outros agravantes bem como, o acesso universal e equitativo a ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

Sabendo que a Saúde vai além da ausência de doenças e que devemos cuidar de todos os aspetos da nossa vida, incluindo o mental e o social, para que tenhamos uma vida mais saudável, podemos adotar algumas medidas bastante simples:
Alimentação - Viver saudável também está nas nossas mãos. É importante ingerir diariamente alimentos dos vários grupos, respeitando as proporções sugeridas pela roda ou pela pirâmide dos alimentos e variando o mais possível os alimentos dentro de cada grupo e ao longo das várias épocas do ano. Para além da comida, também a bebida é fundamental. Beba pelo menos 1,5L de água diariamente.
Exercício físico – É uma boa prática, a realização de atividade física e apresenta uma série de vantagens: aumenta a sensação de bem-estar, reduz o stresse, as dores e contribui para prevenir algumas doenças. Pense no exercício físico como algo positivo, relaxante e não como algo rígido e “que tem de ser”. Descubra qual a atividade que mais gosta e perceba os benefícios que ela lhe pode proporcionar.

Hábitos de vida saudáveis – Tão importante com a saúde física é a sua saúde mental. No entanto, perante todos os constrangimentos e sobrecargas a que somos expostos no dia-a-dia, nos mais diversos contextos em que vivemos como manter a saúde mental? Tire tempo para si e pratique o autocuidado; aposte em noites de sono reparador; mantenha o equilíbrio entre as responsabilidades e o lazer, pois as atividades sociais são fundamentais para o bem-estar mental.

Obviamente, a nossa atitude perante a vida é um fator determinante para a tornar mais saudável. Pense a vida pela positiva e acima de tudo faça tudo para se sentir bem consigo próprio/a.
Comece por pequenas coisas, como por exemplo, levar consigo todos os dias as refeições que fará, para evitar erros, ou passe a utilizar as escadas em vez do elevador.
Cuide de si!


Estudante da Licenciatura em enfermagem da ESSV em colaboração com a UCC Viseense