Geral

22 de 04 de 2022, 17:54

Covid-19

Covid-19: mais de 700 novos casos na região de Viseu

Mangualde reportou uma morte no seu último balanço semanal. Hospital de Viseu também registou mais um óbito nas últimas horas

Covid

Fotógrafo: Igor Ferreira

A região de Viseu reportou, pelo menos, novos 705 casos confirmados de Covid-19 e mais uma morte nos últimos dias, numa altura em que a obrigatoriedade do uso da máscara já caiu por decisão do Governo.

De acordo com os balanços semanais do Governo, Mangualde registou o óbito desta semana e teve ainda mais 115 casos e 191 recuperados, ficando com 114 infeções ainda ativas.

Já Tondela reportou mais 247 casos confirmados e 168 recuperados relativos à última semana, com 247 casos ativos. Penalva do Castelo teve mais 36 casos e 65 recuperados durante os últimos dias, tendo nesta altura 36 casos ativos.

Ainda esta semana, Lamego comunicou mais 307 infetados e 247 curados, com um total de 170 casos ativos.

Desde o início da pandemia, a região de Viseu registou 66.474 casos, 722 óbitos e 54.639 recuperados.

Entretanto, morreu mais uma pessoa com Covid-19 no Hospital de Viseu, adiantou esta sexta-feira (22 de abril) o Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

Desde o início de abril, foram registados 18 óbitos associados à pandemia no Hospital. Nas últimas horas, registaram-se ainda mais nove admissões e seis altas de doentes infetados com o novo coronavírus.

Ao todo, 55 utentes estão internados no Hospital devido à pandemia, mais dois face a quinta-feira (dia 21). Do total, há 54 doentes na enfermaria e um nos cuidados intensivos.

A nível nacional, Portugal registou, na semana de 12 a 18 de abril, um total de 139 mortos e 60.083 novos casos de infeção por Covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico semanal da Direção-Geral da Saúde.

O número de internamentos aumentou na última semana, estando agora internadas em enfermaria 1.207 pessoas. Em contrapartida, o número de internamentos em unidades de cuidados intensivos diminuiu, com 46 pessoas internadas.

O aliviar da situação pandémica tem levado à adoção de novas medidas a partir de agora. As unidades ou serviços hospitalares ‘livres de Covid' e as áreas dedicadas a doentes com infeção respiratória, criadas no âmbito da pandemia, vão ser desativadas neste sábado, enquanto já entrou em vigor o fim da obrigatoriedade do uso da máscara, exceto em lares, unidades de saúde, unidades de cuidados continuados e transportes públicos.

Também nas missas, já não vai ser necessário trazer máscara. A Confederação Episcopal Portuguesa confirmou que, a partir desta sexta-feira, o uso de máscara já não será exigido nas celebrações religiosas e em outras atividades da Igreja Católica.