Filipa Jesus

03 de 05 de 2021, 16:49

Covid-19

Fim de semana de desconfinamento em 'velocidade máxima'. Comerciantes animados com regresso de clientes

Com o levantamento das restrições de confinamento, o último fim de semana (1 e 2 de maio) permitiu uma maior circulação de pessoas

esplanada esplanadas

A última fase de desconfinamento, iniciada a 1 de maio, alargou os horários da restauração e do comércio, até às 22h30 e 19h00, respetivamente. O Jornal do Centro saiu à rua para perceber o movimento dos viseenses, no primeiro fim de semana fora do estado de emergência.

Na Rua do Comércio, conhecemos uma pequena loja de artigos para crianças. Filomena Oliveira recebeu-nos com um sorriso aconchegante e não hesitou quando lhe perguntámos pelo alargamento de horários: “neste fim de semana de desconfinamento havia mais pessoas na rua”. Sentiu o negócio a recuperar e os clientes a entrar. Falou-nos de uma rua movimentada, como já não se via há meses. Ainda assim, assegurou que se cumpriu com as medidas de prevenção contra a Covid-19.

Ao virar da esquina, já na Rua Formosa, Margarida Pais, proprietária de uma loja de vestuário, referiu que o regresso dos clientes se verificou logo no sábado (1 de maio), devido às compras para o dia da Mãe.

No setor da restauração, o desconfinamento também já se fez sentir. Quem o diz é António Duarte. “Apesar de estarmos limitados à metade do espaço, tivemos o restaurante cheio”, assinalou, entre a conversa.

Falamos de uma opinião que também é partilhada por Paulo Almeida, proprietário de um restaurante, onde os clientes começaram a regressar, principalmente para refeições em família.

Conversámos com Paulo Ferreira, proprietário de outro estabelecimento do setor da restauração. Disse-nos que já se nota o ‘desconfinar’ das pessoas e faz um balanço positivo do primeiro fim de semana de reabertura.

O plano de desconfinamento decorrerá até final do mês de maio, de forma faseada. Os concelhos de Resende e Carregal do Sal ainda não avançaram para este patamar.