Geral

11 de 10 de 2021, 15:56

Covid-19

Mais de 6.100 pessoas já tomaram a vacina da gripe no ACES Dão Lafões

Arranca esta segunda-feira a toma da terceira dose da vacina de Covid-19 a pessoas mais velhas, incluindo utentes dos lares de idosos e das unidades de cuidados continuados

vacina covid-19 generico galeria 1

Mais de seis mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe na região Viseu Dão Lafões. O balanço foi revelado ao Jornal do Centro pelo Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões.

Até à passada sexta-feira (dia 8), foram inoculadas 6.135 pessoas. O número foi revelado no dia em que deveria começar a toma da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para os idosos e os utentes dos lares e das unidades de cuidados intensivos.

A partir desta segunda-feira (11 de outubro), o processo vai decorrer mediante o cumprimento de um intervalo de pelo menos 14 dias face à tomada da vacina contra a gripe. A terceira dose também vai abranger pessoas com mais de 65 anos, mas para já a prioridade passa pela tomada a idosos com mais de 80 anos.

Em declarações ao Jornal do Centro, a diretora do Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões, Rita Figueiredo, lembra que já foi definido que o processo deverá arrancar “nas estruturas residenciais para idosos, que têm população mais vulnerável, e nas instituições da Rede de Cuidados Continuados Integrados”.

“Vamos começar ali, sendo que o intervalo para a administração da vacina contra a Covid-19 relativamente à da gripe tem de ser de mais de 14 dias. Nós fizemos a vacinação da gripe nestas estruturas durante os últimos 15 dias e, agora que temos a norma da Direção-Geral da Saúde para iniciarmos a terceira dose, estamos a fazer o planeamento à medida que se forem verificando os 14 dias mínimos de intervalo”, explica.

Numa primeira fase, foram vacinados os imunodeprimidos. Segundo Rita Figueiredo, só na área do ACES Dão Lafões, foram administradas algumas dezenas de vacinas.

Os idosos com 80 ou mais anos e os utentes de lares e de unidades de cuidados continuados foram considerados prioritários para receberem este reforço da imunização contra a Covid-19, anunciou a Direção-Geral da Saúde, que definiu que a administração desta terceira dose será, nesta fase, destinada às pessoas com mais idade.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, já tinha adiantando que a dose de reforço será administrada seis meses após a vacinação completa a “pessoas que ficaram com imunidade na primeira série vacinal”, sendo agora necessário “passar a imunidade outra vez para o nível ótimo”.

Relativamente a outros grupos, a diretora-geral acrescentou que a inclusão dos profissionais de saúde está a ser ponderada, mas que para já não são considerados prioritários.