Geral

15 de 04 de 2021, 18:43

Covid-19

Teste positivo, afinal era negativo. Turmas do Colégio Via Sacra já tinham sido enviadas para casa

Os alunos de oito turmas que, entretanto, já tinham sido convocados para serem testados durante a manhã de sexta-feira podem regressar de nova às aulas

Testes rápidos Tondela


Foi uma tarde de alvoroço aquela que alunos, pais e professores do Colégio da Via Sacra, em Viseu, viveram esta quinta-feira. A direção tinha sido informada de um caso positivo num dos professores, mas horas mais tarde, depois do colégio ter tomado todas as precauções, foi de novo contactada para dizer que se tratou afinal de um engano.
Os alunos de oito turmas que, entretanto, já tinham sido mandados para casa e estavam a ser convocados para serem testados durante a manhã de sexta-feira podem regressar de nova às aulas, confirmou o diretor do colégio Paulo Machado.
Tudo começou quando um professor foi testado no Hospital de Viseu para ser sujeito a uma intervenção cirúrgica. Não foi possível obter esclarecimentos por parte da unidade hospitalar.
Situação diferente aconteceu na Escola Secundária Emídio Navarro, onde algumas turmas foram, igualmente, enviadas para casa e os estudantes vão ser testados durante a tarde de amanhã.
Apesar da taxa de incidência de novos casos no concelho de Viseu ser baixa (15 em 100 mil habitantes), as autoridades de saúde não deixam de fazer o alerta para o facto destes casos serem “sinais de preocupação”, isto numa altura em que a partir de 19 de abril está previsto o regresso de mais alunos às escolas.
“Uma turma aqui e outra ali e quando se dá conta já são três ou quatro. Não podemos voltar a passar pelo mesmo aperto de há alguns meses. A situação não está totalmente controlada. Tem de haver um esforço acrescido”, apelam as autoridades de saúde.