Geral

26 de 05 de 2022, 17:18

Cultura

Parque da Cidade vai abrir ‘confessionário’ este fim de semana

Parque Aquilino Ribeiro, em Viseu, vai receber este sábado e domingo o espetáculo Saligia, da companhia ArDemente

parque aquilino ribeiro viseu

A companhia de teatro ArDemente apresenta o espetáculo Saligia neste fim de semana (28 e 29 de maio) no Parque Aquilino Ribeiro, em Viseu.

A peça será um espetáculo-performance “que se alicerça na simbologia dos sete pecados capitais para discutir histórias triviais do quotidiano”.

Em palco, vão estar representados sete confissões individuais que ocupam o espaço público, desafiando a ideia do segredo e da confissão, refletindo sobre os pecados de vaidade, avareza, luxúria, inveja, gula, ira e preguiça.

“Queríamos convocar a ideia de confessionário católico e trazê-lo para a rua, para a esfera do dia-a-dia”, diz Gabriel Gomes, cocriador do espetáculo e fundador da ArDemente. A peça surge a partir de um texto original da escritora e dramaturga Cláudia Lucas Chéu, que foi desafiada a escrever o espetáculo pela companhia de Viseu.

Um dos atores do elenco, Roberto Terra, diz que o desafio foi lançado porque era importante ter “um texto assinado no feminino, que trouxesse uma sensibilidade e um ponto de vista não-normativos sobre este tema, e construir esta ponte entre o nosso trabalho artístico em Viseu com o resto do país”.

A peça será interpretada também por Ana Arinto, Emanuel Santoz, Gabriel Gomes, Gi da Conceição e Vítor Freitas.

O espetáculo conta ainda com uma instalação cénica da autoria de Vítor Freitas que, segundo o próprio, “irá intrigar as pessoas que naturalmente estarão no Parque”.

O espetáculo Saligia estará em cena, com várias sessões, no Parque Aquilino Ribeiro. Os espetáculos estão agendados para as 21h00 de sábado e as 18h00 de domingo.