Geral

12 de 12 de 2022, 11:01

Desporto

1ª Distrital: Há seis clubes já apurados para lutar pela subida

Vila Chã perdeu pontos em Travanca e só "milagre" levará equipa ao sonho de chegar à Divisão de Honra. Só há lugar para mais duas equipas.

vale de açores

Fotógrafo: Sporting Clube de Vale de Açores

A 1ª Divisão distrital está praticamente a chegar ao fim. A uma jornada do encerramento da fase de grupos há já seis equipas que garantiram a luta pela subida à Divisão de Honra. Oliveira do Douro, Parada, Campia, Sampedrense Carregal do Sal e Vale de Açores carimbaram esse objetivo na 13ª e penúltima jornada. Por definiram ficaram ainda dois lugares.

A Norte, o Oliveira do Douro fez "check-in" à luta pela subida à Divisão de Honra. Com um percurso marcado apenas por duas derrotas, a equipa da Casa do Povo selou o apuramento com uma goleada diante do Alvite por cinco bolas a uma. O primeiro lugar não está matematicamente assegurado, mas é quase certo. O Oliveira do Douro perde no confronto direto com o Parada, segundo classificado, que está a três pontos do líder, mas o mais importante foi assegurado com a passagem à próxima fase.

O Parada também segue em frente porque, mesmo que perca o segundo lugar para o Ceireiros (que é terceiro) terá sempre a garantia de que vai ser um dos dois melhores terceiros. Nesta fase, os terceiros lugares têm esta classificação: Ceireiros, 29 pontos, Vila Chã de Sá, 26 pontos, Besteiros 29 pontos. Em qualquer um dos cenários, o Parada, mesmo que perca, terá mais pontos do que o Vila Chã de Sá e assegurou portanto, pelo menos, ficar num dos dois melhores terceiros lugares.

O Ceireiros também está próximo de ser pelo menos melhor terceiro, tal como o Besteiros, a Sul. É que ambos têm mais três pontos do que o Vila Chã de Sá que, este domingo, perdeu pontos em Travanca. Com o empate a dois golos - sendo que esteve a ganhar por 0-2, o Vila Chã complicou e muito a chegada à fase de subida. Terá de ganhar ao Campia e esperar que Parada (atual segundo classificado a Norte) e Vale de Açores (atual segundo classificado a Sul) ganhem os jogos e dessa forma assegurem os segundos lugares.

A esperança estará em chegar a um dos melhores terceiros. Entrará na equação a diferença de golos. O Vila Chã de Sá está com cinco golos positivos, o Ceireiros tem 13 golos positivos, o Besteiros tem 25 golos positivos. Só uma goleada do Vila Chã ao Campia e uma derrota por muitos golos de um rival direto na luta pela subida dará chance de lutar pela subida. Ao Sul, este fim de semana, o Carregal do Sal, tal como o Vale de Açores e o Besteiros ganharam.

Ficam os resultados deste fim de semana:

Grupo Norte:
13ª jornada:
Oliveira do Douro 5-1 Alvite
Arcos 0-4 Boassas
Vilamaiorense 0-6 Tarouquense
Ceireiros 0-2 Parada

Grupo Centro:
13ª jornada:
Travanca 2-2 Vila Chã de Sá
Viseu e Benfica 0-6 Sampedrense
Sezurense 2-1 Os Ciências
Campia 3-1 Santacruzense

Grupo Sul:
Vale Madeiros 0-6 Carregal do Sal
Cabanas de Viriato 0-2 Vale de Açores
Moimenta do Dão 7-2 Nandufe
Santar 0-1 Besteiros