Carlos Eduardo

29 de 04 de 2023, 08:15

Desporto

'Alô, Divisão de Honra. Há vaga para mais um?': Sampedrense ou Carregal do Sal, um deles vai subir!

Este domingo às quatro da tarde, um clube histórico vai voltar à Divisão de Honra, uma época depois. Sampedrense e Carregal do Sal deixaram o escalão maior há um ano. Qual deles regressará já?

sampedrense carregal do sal

Fotógrafo: União Desportiva Sampedrense

A Divisão de Honra prepara-se para abraçar um histórico do futebol distrital. Têm a palavra Sampedrense e Carregal do Sal na derradeira jornada da fase de subida da 1ª divisão distrital. Ambos os clubes jogam em casa e aos dois só a vitória interessa.

Apesar disso, a Sampedrense depende apenas do que fizer para chegar ao escalão maior do futebol distrital, de onde saiu na época passada. O Carregal do Sal tem sempre de ganhar e esperar que o conjunto de São Pedro do Sul não vença para chegar à Divisão de Honra, de onde também caiu na temporada transata, após queda administrativa.

Vamos a cenários. Se a Sampedrense vencer, garante desde logo a subida à Divisão de Honra. Deixa aí de ser preciso perceber o que fará o Carregal do Sal. Se a turma de São Pedro do Sul empatar ou perder, coloca em risco a subida. No caso de emptar, passaria a somar 28 pontos.

Numa eventual vitória do Carregal do Sal na receção ao Parada, os carregalenses teriam os mesmos 28 pontos. No confronto direto, o Carregal do Sal sai em vantagem porque venceu um jogo e houve empate no outro.

Sendo assim, a Sampedrense para não correr qualquer risco terá de ganhar. O mesmo tem de fazer sempre o Carregal do Sal. Qualquer resultado que não a vitória, para os carregalenses não valerá de nada.

A razão é simples: o Carregal do Sal tem, nesta fase, menos dois pontos do que a Sampedrense, não lhe chegando o empate contra o Parada para ultrapassar a equipa de São Pedro do Sul.

À mesma hora, em São Pedro do Sul e em Carregal do Sal vão viver-se as emoções da subida ao campeonato maior de futebol do distrito. Quatro da tarde é a hora do arranque dos quatro jogos da 14ª e última jornada da fase de campeão da 1ª distrital, mas para as contas da subida só estão em equação duas partidas.

A receção da Sampedrense ao Besteiros, e o jogo entre o Carregal do Sal e o Parada. Destes dois jogo vai sair o segundo clube promovido à Divisão de Honra.

Recorde-se que, na jornada passada, o Vale de Açores não apenas garantiu a primeira vaga para a Divisão de Honra, como também conquistou o título de campeão da 1ª Divisão Distrital. Nesta jornada,este domingo, vão ainda jogar-se o Campia - Ceireiros e o Oliveira do Douro - Vale de Açores.