Carlos Eduardo

26 de 05 de 2023, 10:13

Desporto

Andebol: À hora das decisões do título no futebol, Académico de Viseu quer resolver questão do play-off

Academistas recebem Artística de Avanca. Jogo foi marcado para as seis da tarde deste sábado. Treinador do Académico confia que uma vitória deixa contas pelo play-off a favor dos viseenses

andebol académico de viseu

Fotógrafo: Andebol Académico de Viseu

Quando a bola começar a girar no Estádio da Luz e no Estádio do Dragão e houver milhões de olhares fixados na discussão do título de campeão nacional de futebol, uma outra bola começa a rolar no Pavilhão Cidade de Viseu para um dos jogos mais fundamentais da época do Académico de Viseu.

A equipa academista recebe o Artística de Avanca às seis da tarde deste sábado, 27 de maio. Em jogo poderá mesmo estar a ida ou não dos viseenses ao playoff de despromoção. Ou, por outras palavras, neste encontro pode ficar decidida de vez a não descida direta do Académico.

O treinador do Académico de Viseu reconhece que o horário do jogo não é o melhor. Ao Jornal do Centro, Rafael Ribeiro frisa que "devia ter-se evitado" que a decisão do título no futebol fosse jogada à mesma hora do que este encontro crucial para o andebol academista.

O técnico diz que o Académico poderia ter agido, mas uma eventual multa não compensaria a alteração da hora. "Quando soubemos do horário dos jogos do título no futebol, já não podíamos fazer nada. Ainda poderíamos enviar um email à Federação, chegar a acordo com o Avanca para alterar o horário do jogo, mas iríamos pagar uma multa brutal e acho que não compensa", explica.

Rafael Ribeiro entende que "o futebol não tem de marcar os jogos a pensar no andebol e vice-versa". "O jogo de andebol está marcado desde setembro, é uma situação em que ninguém tem culpa. Devia ter-se evitado porque é um jogo importante. Já íamos jogar à porta aberta porque é a última jornada. O Pavilhão não estará bem composto, sabemos. Mas é o que é", lamenta.

O treinador acrescenta que o jogo diante do Artística de Avanca é "mais importante para nós do que para o Avanca". "Uma vitória contra o Avanca dá-nos praticamente o objetivo de não descer diretamente de divisão. Vamos entrar em campo já a saber o resultado do ADA Maia", lembra Rafael Ribeiro.

O técnico confia que "ganhando, e tendo em conta que, na próxima jornada, o Maia recebe o Sporting e nós vamos à Luz, esta jornada pode ser crucial nas contas do play-off".

Sobre o Artística de Avanca, Rafael Ribeiro assume que é "fisicamente superior" ao Académico. "Defende bem com um bloco central alto e forte. Jogam rápido e são comandados por um histórico do andebol que é o Obradovic. Os resultados falam por ele. O que já criou e conquistou em Portugal é mais do que suficiente para ser considerado um dos melhores. Faz lembrar o Porto que foi campeão sete vezes seguidas, com as devidas diferenças e jogadores distintos: defender bem e sair rápido para o ataque", detalha.

À partida para este jogo, o Artística de Avanca tem mais quatro pontos do que o Académico de Viseu. Os academistas têm também pior ataque e pior defesa em relação ao adversário deste sábado.