Geral

12 de 09 de 2022, 16:42

Desporto

Caso Carregal do Sal: AFV decide adiar jogo da primeira jornada

Enquanto a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto não chega, Associação de Futebol de Viseu (AFV) optou por adiar o jogo entre o Santacombadense e o Carregal do Sal ou o Roriz para outubro. Clubes já foram informados.

afviseu futebol

Fotógrafo: Associação de Futebol de Viseu

Está adiado o jogo entre o Santacombadense e o Carregal do Sal ou o Roriz a contar para a primeira jornada da Divisão de Honra. A Associação de Futebol de Viseu (AFV) decidiu pelo adiamento para não prejudicar a preparação do jogo. O organismo liderado por José Carlos Lopes já comunicou aos clubes e o jogo irá ser realizado a 5 de outubro.

Nessa data já haverá decisão sobre a providência cautelar apresentada pelo Carregal do Sal para evitar desde já a descida à Primeira Divisão Distrital. A AFV decidiu adiar apenas um jogo e não a jornada num todo, pelo que os restantes 9 jogos vão ser realizados este domingo, dia 18 de setembro.

O Tribunal Arbitral do Desporto deverá estar por dias para dar a conhecer a decisão sobre se o Carregal do Sal se mantém na Divisão de Honra ou desce à Primeira Divisão distrital. No caso de o clube carregalense descer, é o Roriz quem sobe à Divisão de Honra.

O Carregal do Sal foi punido com dez derrotas pelo Conselhoie, consequentemente, despromovido à 1ª Divisão, numa decisão do Conselho de Disciplina da AF Viseu, mas recorreu o que permite manter-se na principal competição, mas só até à decisão final. O clube tem ainda uma ação judicial a decorrer.

Em causa, falsas declarações e fraude na inscrição de jogadores. Tal como o Jornal do Centro avançou em primeira mão, para comprovar a lesão de um jogador, o clube apresentou exames falsos. O atleta em causa já estava inscrito, mas para que o Carregal do Sal pudesse inscrever mais atletas deu o jogador como lesionado. Para sustentar esta versão, o clube teve de apresentar exames médicos que terão sido falsificados, já que o jogador nunca esteve lesionado.

Esta decisão está também a condicionar a distribuição dos clubes nas três séries da 1ª distrital, cujo sorteio se realiza esta segunda-feira à noite. No entanto, no caso desta divisão, a jornada inaugural está marcada para dia 25 de setembro e haverá tempo para informar os clubes sobre que adversários vão ter de enfrentar.