Carlos Eduardo

05 de 07 de 2024, 10:56

Desporto

Fábio Farias em Mangualde para ''ficar, crescer e melhorar com o clube''

Treinador e equipa técnica preparam nova temporada com 'jogadores da casa'. Objetivo é aproximar cidade ao clube. Primeiros treinos decorrem a meio de agosto, Divisão de Honra inicia em meados de setembro

De Vildemoinhos para Mangualde, Fábio Farias tem um novo desafio profissional. O técnico vai treinar o Grupo Desportivo de Mangualde após três anos e meio na equipa sénior no Lusitano. Ambos os clubes jogam a Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu.

“É a segunda vez que treino uma equipa sem ser o Lusitano de Vildemoinhos. Quando iniciei a minha carreira já tinha treinado o Académico de Viseu, na formação. Estive cinco anos e meio no Lusitano de Vildemoinhos. Quando estamos algum tempo nalgum lado já chamamos casa. A mudança faz parte da vida. Como é sabido eu saí do Lusitano a meio de março e daí para cá tenho refletido sobre o que foi bem feito e menos bem feito”, refere.

Na nova casa, a conhecer os cantos da instituição, Fábio Farias reconhece que quando aceitou o desafio dos mangualdenses percebeu que o clube vive melhores dias no que às finanças diz respeito. “Conseguiu reestruturar-se. Esse é um dos motivos para confiar no projeto”, vinca.
Fábio explica que “o Mangualde tem uma estrutura muito boa, tanto em recursos humanos, como em infraestruturas físicas”. “Tem um estádio bonito, com bom relvado. É um clube que pode crescer”, reforça o técnico.

O foco do jovem treinador é manter-se em Mangualde “durante dois ou três anos”: “O objetivo é ficar, crescer e melhorar com o clube. O Mangualde tem tudo, tudo para explodir neste distrito”, sublinha.

Quanto ao plantel, neste momento, o Mangualde anunciou a contratação de dois jogadores. O guarda-redes Tomás Correia, que chega do Castro Daire e Kiku, avançado que vem do Lusitano de Vildemoinhos. Fábio Farias confirma a chegada de mais seis ou sete atletas. “Quando cheguei percebi que o clube contratou e renovou com jogadores do meio campo para trás. Falta gente para a frente. Estou a olhar mais para o ataque. Já garanti duas chegadas e temos outro pensado. Estamos a negociar com ele”, detalha.

Ao Jornal do Centro, Fábio Farias confessa que, quando chegou, 80% do plantel estava definido. O clube mangualdense já publicou a renovação com o avançado Bruno Loureiro, o defesa Rapha, e os meio-campistas Lapa e Inácio.

A acompanhar Fábio Farias neste desafio no Desportivo de Mangualde estão Pedro Duarte, André Esteves e César Antunes. O primeiro treino está marcado para 12 de agosto, a Divisão de Honra inicia a 15 de setembro.

Neste primeiro ano a orientar o Grupo Desportivo de Mangualde, Fábio Farias revela que a direção lhe pediu uma equipa sénior competitiva a lutar na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu. “O Mangualde não é um clube que merece andar na luta pela manutenção. Neste primeiro ano queremos fazer um campeonato tranquilo. E também me pediram que colocasse jovens jogadores da formação em campo. Este tem de ser um projeto contínuo”, sublinha.

Neste momento, o treinador revela que a maior parte dos jogadores que fará parte do plantel ou faz parte da formação do clube ou é natural do concelho de Mangualde. “A ideia do clube é aproximar as gentes de Mangualde ao estádio. Vamos precisar muito do apoio dos adeptos ao longo do ano. Temos de trazer malta de Mangualde para o Mangualde. É a hora de estas pessoas se aproximarem”, afirma.

O Mangualde terminou a Divisão de Honra na época passada em sexto lugar, com 61 pontos. Os mangualdenses venceram 18 dos 34 jogos, tendo sofrido 9 derrotas e consentido sete empates.