Geral

14 de 01 de 2023, 08:56

Desporto

Futebol distrital: Sonho da subida à Divisão de Honra começa este domingo

Não há espaço para falhas. Oito clubes avançam para a luta pela subida ao escalão maior de futebol do distrito. Oliveira do Douro, Campia e Carregal do Sal apontados como favoritos, mas a Sampedrense ainda não perdeu e o Parada só sofreu sete golos até agora

sampedrense campia

Fotógrafo: União Desportiva Sampedrense

Começa este domingo a mini maratona pela subida à Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu. Os oito melhores clubes da fase de grupos da 1ª distrital avançam para 14 jornadas que levarão dois deles para o convívio com os melhores clubes do distrito.

Recorde-se que na etapa anterior, havia três grupos. Passaram para o apuramento de campeão os líderes de cada grupo e os segundos classificados. A esses seis juntaram-se os dois melhores terceiros.
Seguiram, então, em frente: Casa do Povo de Oliveira do Douro (1º Grupo A), Campia (1º Grupo B), Carregal do Sal (1º Grupo C), Parada (2º Grupo A), Sampedrense (2º Grupo B), Vale de Açores (2º Grupo C), Besteiros (1º melhor terceiro) e Ceireiros (2º melhor terceiro).

Apontados como favoritos são os três primeiros colocados. Até porque entre estas equipas está o melhor ataque da fase de grupos e um dos clubes que ainda não perdeu este ano. Além de figurar também aqui uma das equipas com uma série vitoriosa mais longa. Vamos por partes.

O Carregal do Sal surge como o melhor ataque da 1ª Divisão distrital. Os carregalenses apontaram 55 golos na fase de grupos. Representa uma média de 3,92 golos por jogo. Nota para o segundo melhor ataque que não passou à fase de apuramento de campeão: o Tarouquense ficou-se pelo quarto lugar do Grupo A.

Como favorito parte também o Campia. A equipa do concelho de Vouzela quer recuperar o estatuto de um dos maiores do distrito. Estatuto que perdeu na época passada quando desceu de divisão. O Campia surge como um dos clubes que ainda não perdeu esta época no futebol distrital.

No mesmo Grupo, embora tendo passado em segundo, nota para o percurso da Sampedrense que, tal como o Campia, não sabe ainda o que é perder e também tem de ser levado em linha de conta na matemática da subida.

Por fim, como favorito também surge o Oliveira do Douro. O clube do concelho de Cinfães segue para a luta do título como detentor de uma das séries mais vitoriosas da fase de grupos. Venceu durante nove jornadas consecutivas. Dado curioso: os três clubes que lideraram os grupos fizeram exatamente o mesmo número de pontos - 36.

O Parada, que passou em segundo lugar, sofreu apenas uma derrota na fase de grupos da 1ª Distrital. Neste lote também surge o Vale de Açores, o terceiro melhor ataque do conjunto dos oito clubes. Junta-se também o Besteiros, o melhor terceiro classificado da fase de grupos e ainda o Ceireiros que fez 29 pontos e garantiu a passagem à luta pelo título da 1ª distrital e consequente subida à Divisão de Honra por ter sido o segundo melhor terceiro colocado.

Para este domingo, terenos um dos maiores dérbis do distrito (Campia - Sampedrense) a abrir a luta pela subida à Divisão de Honra. Estão também marcados mais três jogos: Oliveira do Douro - Parada, Carregal do Sal - Ceireiros e Vale de Açores - Besteiros. Esta é a primeira de 14 jornadas. Apenas dois clubes subirão ao escalão maior do futebol distrital.

1ª Divisão distrital - Apuramento de campeão
Jornada 1 - 15-01-2022

Campia - Sampedrense
Oliveira do Douro - Parada
Carregal do Sal - Ceireiros
Vale de Açores - Besteiros