Carlos Eduardo

18 de 09 de 2023, 16:23

Desporto

Futsal: Seleção nacional em Viseu para ganhar e ficar perto do Mundial

Equipa das Quinas, atual campeã do Mundo e bicampeã da Europa, defronta em Viseu na ronda de elite rumo ao Mundial. Três pontos são fundamentais até porque Geórgia e Portugal partem em igualdade pontual para o duelo desta quarta-feira

Fotógrafo: Federação Portuguesa de Futebol

A seleção portuguesa de futsal recebe em Viseu a Geórgia. O jogo, que decorre no Pavilhão Cidade de Viseu, na próxima quarta-feira, 20 de setembro, às nove e meia da noite conta para a segunda jornada da Ronda de Elite de acesso ao Mundial de 2024. A comitiva lusa já está em Viseu para preparar o encontro.

Na manhã desta segunda-feira, 18 de setembro, o selecionador nacional, Jorge Braz orientou o treino no Pavilhão do Fontelo. Às seis da tarde, a equipa das Quinas volta a treinar no mesmo local, tendo havido uma pequena alteração nos planos. O treino inicialmente estava agendado para o Pavilhão Cidade de Viseu, local do jogo com a seleção georgiana.

As duas equipas que se defrontam na cidade de Viriato lideram o Grupo E, com três pontos cada. Arménia e Finlândia não somaram qualquer ponto.

Em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol, (https://www.fpf.pt/pt/), o jogador português Bruno Coelho destacou a importância de Portugal começar a ganhar no arranque da Ronda de Elite. O ala do Benfica elogia os adversários que Portugal vai encontrar. "Está muito enganado quem pensa que esta Ronda de Elite será acessível. São equipas muito competitivas. Por exemplo, os últimos jogos com a Finlândia tinham sido muito equilibrados. Entrar a ganhar na Ronda de Elite foi importante, vencemos de forma justa e o resultado de 5-1 refletiu o que criámos", diz.

O atleta de 36 anos espera uma Geórgia motivada no jogo com Portugal, por causa da vitória por 2-1 diante da Arménia. "A Geórgia também venceu o primeiro jogo e vão estar certamente motivados para nos defrontar. É uma equipa muito forte tecnicamente, tem alguns jogadores naturalizados e que jogam nos principais campeonatos da Europa, com experiências em Portugal e Espanha, principalmente. São jogadores muito competitivos e será certamente um jogo equilibrado", sublinha.

Bruno Coelho garante que Portugal sabe "perfeitamente aquilo que queremos" e promete foco. "O nosso principal objetivo é terminar este estágio com seis pontos, queremos mais uma vitória. Temos de estar no máximo das nossas capacidades. Como o mister costuma dizer, temos de ser Portugal", frisa.

O jogador diz que pelo facto de Portugal ser bicampeão europeu e campeão mundial, encontra sempre uma motivação extra nos adversários. "Será necessário grande compromisso da nossa parte, a Geórgia vai dificultar-nos ao máximo o jogo. A responsabilidade que nós temos por ser bicampeões da Europa, campeões do Mundo e vencedores da Finalíssima faz com que qualquer seleção queira ganhar a Portugal. Não nos podemos esquecer que Portugal não perde um jogo oficial desde 2016 [meias-finais do Mundial'2016]. Todas as seleções querem causar um desgosto a Portugal. Nós temos de estar preparados, focados no nosso trabalho e no compromisso que todos temos", refere.

Depois do jogo com a Geórgia, esta quarta-feira, 20 de setembro, em Viseu, Portugal entra em campo para duplo compromisso com a Arménia nos dias 6 e 10 de outubro. Vão ser jogadas, nessa altura, a terceira e quarta jornadas da Ronda de Elite.

Há três jogadores que nasceram no distrito de Viseu na convocatória atual de Jorge Braz. Para além dos habituais André Coelho, de Nelas e Fábio Cecílio, de Tabuaço, pela primeira fez foi convocado Cristiano Marques, guarda-redes que nasceu em Tabuaço.

Programa da Seleção Nacional:
18 de setembro | segunda-feira
11h00: Treino - Pavilhão do Fontelo
18h00: Treino - Pavilhão do Fontelo

19 de setembro | terça-feira
11h00: Treino - Hotel
18h00: Treino - Pavilhão Cidade de Viseu

20 de setembro | quarta-feira
21h30: PORTUGAL x GEÓRGIA - Pavilhão Cidade de Viseu