Geral

12 de 06 de 2023, 16:35

Desporto

Segunda Liga 2023/2024: Virá aí a 'Champions' do futebol português?

É de senso comum que a Segunda Liga portuguesa é mais competitiva de que a Primeira. Na próxima temporada, teremos um número considerável de clubes históricos a competir no segundo escalão. Sete dos 18 clubes que disputarão a prova serão novos, totalizando um total de 170 presenças na Primeira Liga entre eles, incluindo um título de campeão nacional

Fotógrafo: Igor Ferreira

As competições profissionais 2022/2023 terminaram este domingo, mas ainda não é tempo de sentir saudades. Na próxima época teremos Académico de Viseu e CD Tondela a disputar a Segunda Liga por mais um ano, numa competição repleta de históricos, entre clubes que subiram e desceram de divisão ou que se mantiveram na competição.

O roteiro competitivo começa com as “boas-vindas” aos três clubes que subiram da Liga 3. União de Leiria, Belenenses e Länk Vilaverdense vão ser adversários de academistas e auriverdes na próxima temporada. Se por um lado a formação de Vila Verde vai para a sua primeira época num escalão profissional, União de Leiria e Belenenses já são presenças assíduas, apesar de já não pisarem os maiores palcos há alguns anos. Nota para a formação da 'Cruz de Cristo', que já conta no currículo com um título de campeão nacional.

Da felicidade de uma subida para a tristeza de uma queda, as equipa do Santa Clara, Paços de Ferreira e Marítimo (este após 38 anos consecutivos na Primeira Liga), regressam ao escalão de prata. Os castores há nove anos disputavam os play-off da Champions e em 2023/2024 vão disputar a Segunda Liga. Com as descidas de Marítimo e Santa Clara, as terras insulares não vão contar com nenhuma equipa na Primeira Liga na próxima época. Só a equipa da Madeira conta com 43 temporadas no escalão maior do futebol nacional.

Entre estreantes (ou não) a Segunda Liga vai contar com o novo Aves SAD – antiga Vilafranquense. Após a mudança desta Sociedade Anónima Desportiva para a Vila da Aves, com a aposta de colocar o clube na Primeira Divisão, o clube vai estrear-se agora na Liga Portugal 2 Sabseg com a nova denominação. O treinador dos avenses vai ser Jorge Costa, já confirmado no clube, após a polémica saída do Académico de Viseu.

Se a viagem por estes sete clubes já cria “água na boca” para aquela que será a Segunda Liga da próxima temporada, não nos podemos esquecer de Mafra, Feirense, Oliveirense, Torreense, Leixões, Penafiel e Nacional da Madeira, para além das equipas B de Benfica e FC Porto, como equipas com historial que prometem dar trabalho ao Académico e CD Tondela nos objetivos das duas equipas na prova.

Por Bianca Leão (estagiária ESEV/IPV)