Carlos Eduardo

28 de 03 de 2024, 10:23

Desporto

Sport Lisboa e Nelas ''faz a chamada'' e convida mais de 800 jovens a jogar futebol

Quinta edição do Nelas Cup - Coração do Dão arranca esta sexta-feira e termina no sábado. Dois dias de competição vão reunir mais de 40 equipas

nelas cup

Fotógrafo: SL Nelas

Um torneio que é “a marca do Sport Lisboa e Nelas”. É assim que o presidente do clube, Alexandre Alves, se refere ao Nelas Cup - Coração do Dão. “A atividade mais importante do Nelas terá de ser o torneio. É uma prova de âmbito nacional, que traz equipas de norte a sul do país. Este ano teremos uma equipa das ilhas”, enaltece o responsável.

A quinta edição da prova decorre em Nelas esta sexta-feira, 29 de março e sábado, 30 de março. À vila vão chegar 10 equipas de sub-10, 16 equipas de sub-11 e 16 equipas de sub-12 para um torneio de futebol de formação. São esperados 800 participantes, entre atletas e responsáveis pelos clubes.

“A maior parte serão crianças, que vão ser acompanhadas pelos pais e avós”, sublinha o presidente do clube. Para acolher familiares e amigos, o estádio do Sport Lisboa e Nelas terá dj’s, insufláveis. Caso chova, o clube já tem pensado um plano B. “As pessoas que agora vêm a Nelas podem ter um pouco de frio, mas têm de ter a alma quente”, sublinha Alexandre Alves.

O líder maior do Sport Lisboa e Nelas vê uma evolução o que toca aos patrocinadores na edição deste ano. Alexandre Alves confia também que com o passar dos anos vão ser cada vez mais os clubes que vão querer associar-se ao torneio”. Todas as equipas vão fazer no mínimo três jogos nos dois dias de prova.

Nos Sub-10, o Grupo A é composto por CD Cinfães, CD Cova da Piedade, AD Pontassolense e Os Sandinenses. No Grupo B figuram o Montemorense, SL Nelas, AD Estação e Penaverdense.

Já nos Sub-11, o CR Ferreira de Aves, o GD Tabuense, o SL Nelas e a AD São Romão vão disputar o Grupo A. O Grupo B é ocupado pela Academia SCP de Viseu, CD Cinfães, AD Pontassolense e Lusitano FC. No Grupo C encontram-se ADE Geração de Talentos, CD Cova da Piedade, Montemorense e AD Sátão. Por fim, no Grupo D estão o GDR Canas de Senhorim, Guarda Unida SC, Mortágua FC e SC Covilhã.

No escalão de Sub-12, o Grupo A tem o SC Covilhã, GD Tourizense, Anadia FC e Os Vouzelenses. No Grupo B jogam Montemorense, SL Nelas, AD Pontassolense e os Galfarritos, no Grupo C, a Academia SCP de Viseu, o SC Sabugal, a Escola Futebol Feminino da Guarda e o GDR Canas de Senhorim e, no Grupo D, o SC Freamunde, o Lusitano FC, a UD Leiria e o CD Cova da Piedade.

O presidente da Câmara de Nelas, Joaquim Amaral refere que é "um grande orgulho" que o concelho a que preside acolha "um torneio desta dimensão". O autarca deu os parabéns ao Sport Lisboa e Nelas considerando que os seus dirigentes são "gente de arrojo e coragem" que se predispõem a organizar um evento "desta envergadura".

Joaquim Amaral defende que o Torneio Nelas Cup – Coração do Dão é uma “celebração da juventude” que, prevê, terá “um impacto grande para o concelho”.

Também o Presidente da Junta de Freguesia de Nelas, Jorge Coelho, descreve a prova de futebol de formação como um evento que “se torna cada vez mais atrativo para as equipas que vêm a Nelas”.

“A Junta de Freguesia tinha de se associar a este evento pela sua grandiosidade, seja pelos atletas, pelas equipas, quer também pelas muitas pessoas de fora que são esperadas nesses dias e ficarão a conhecer melhor a nossa terra", assinalou.