Geral

24 de 01 de 2023, 14:05

Desporto

Taça da Liga: “É mais complicado estar de fora, o foco agora é muito mais organizativo”

Fernando Ferreira faz parte da estrutura do Académico de Viseu, mas há duas épocas era um dos 11 jogadores que entrou em campo para defrontar o FC Porto. Ao Jornal do Centro, o antigo atleta e capitão contou como é viver este “momento histórico” fora das quatro linhas

Fernando Ferreira

Fotógrafo: Igor Ferreira

Por estes dias, o Académico de Viseu vive momentos de verdadeira alegria pela fase histórica que atravessa. A presença inédita na meia-final da Taça da Liga, onde vai defrontar o FC Porto já amanhã, não deixa ninguém indiferente, sobretudo aqueles que há muito representam o clube e têm assistido ao seu crescimento e afirmação. Fernando Ferreira é um desses exemplos.

Atualmente, o antigo atleta dos viseenses integra a estrutura do Académico de Viseu, enquanto coordenador técnico no clube, mas há duas épocas era um dos 11 jogadores que defrontou o FC Porto na meia-final da Taça de Portugal, outro momento histórico.

Fernando Ferreira, natural de Viseu, representou o clube durante cinco épocas e, nesses encontros com os dragões, era um dos capitães de equipa. Agora, numa função completamente diferente, confessa que “é mais complicado estar de fora” e não esconde a felicidade de estar a atravessar este momento.

“É mais complicado estar de fora, o foco é muito mais organizativo, para que não falte nada à equipa e a todos para que as coisas no final corram bem e para que os jogadores se foquem única e exclusivamente naquilo que é o trabalho de campo”, contou em entrevista ao Jornal do Centro.

O antigo atleta destacou ainda o momento “único” e “histórico” que atravessam e o trabalho desenvolvido nas últimas semanas.

“É um momento único, um momento histórico para todos nós, para a cidade, para o clube, e tudo faremos para honrar a camisola e os viseenses”, disse.

Questionado sobre como foi o momento em que soube que o Académico estaria na meia-final e se isso é vivido de forma diferente enquanto jogador, Fernando Ferreira afirmou que “o sentimento acaba pode ser igual, mas a ponderação é maior”.

“Costumo dizer, e costumam dizer-me, que não sou muito eufórico na vitória nem muito deprimido na derrota, por isso acho que tem que haver um equilíbrio”, acrescentou.

Já sobre se a experiência enquanto jogador o ajuda nas funções que agora desempenha, o antigo atleta assegura que “sim”.

“Acho que sim. A experiência da-me a capacidade de discernir e perceber alguns comportamentos de ex colegas meus e outros que chegaram entretanto. Neste momento, fechei a página de jogador e entrei numa nova etapa na minha vida e no próprio clube. Fazemos de tudo para que nada falte aos jogadores, antes também acontecia mas penso que agora o clube está mais estruturado, com um plano a médio-longo prazo e estamos aqui para ajudar que as coisas no final corram bem”, disse.

Sobre o encontro desta quarta-feira, frente aos dragões, Fernando Ferreira mostrou-se “confiante” na equipa. “Penso que as coisas estão a correr bem, fruto do trabalho dos jogadores, da equipa técnica, de toda a gente. O foco tem que se manter, o trabalho tem que ser igual e sabemos que na quarta-feira iremos ter um jogo bastante difícil, mas confiante naquilo que os atletas irão fazer dentro de campo”, esclareceu.

A mensagem aos adeptos e à equipa
Aos atletas, Fernando Ferreira diz que não há nada para prometer, além de “trabalho”. “Não há necessidade de prometer nada, os adeptos sabem com o que podem contar de nós, a equipa sabe que os adeptos estão cada fez mais envolvidos”, disse.

O antigo atleta reforçou ainda o apoio que têm sentido. “Este projeto faz-se com as pessoas, com os adeptos, com os viseenses e eles estão a aparecer, a querer ajudar-nos a trilhar este caminho. Temos a certeza que vamos estar bem representados e suportados pelos nossos adeptos, sei que quem lá estiver e quem estiver a ver pela transmissão televisiva irá dar um forte apoio à equipa. Quarta-feira lá estaremos e, independentemente do resultado, estaremos felizes com o que fizermos”, assegurou.

Quanto à equipa, Fernando Ferreira pede tranquilidade e garante que o clube de tudo fará para que os jogadores possam desempenhar o seu trabalho da melhor forma possível.

“Os jogadores percebem a importância deste jogo, mas têm que se manter tranquilos porque é isso que vai levar a que eles consigam explanar as suas qualidades. Nós, estrutura, tudo faremos para que eles estejam tranquilos e sem motivo de pressão nenhuma. A verdade é que estamos na meia final com mérito e vamos disputá-la com todo o empenho e afinco para que no final consigamos escrever mais uma página da história”.

A boa fase do Académico de Viseu
Com presença no campeonato da Segunda Liga, nas meias-finais da Taça da Liga e nos quartos-de-final da Taça de Portugal, Fernando Ferreira confessa que não esperavam tal cenário.

“Ninguém diria que ao dia de hoje estaríamos nas três frentes. E, olhando para o campeonato, estamos em quinto lugar, quando à sétima jornada tínhamos três pontos e estávamos em último lugar”, destaca. Ainda assim, acrescenta, “o plano estava traçado, independentemente do resultado, e sabíamos que haveria um período em que as coisas iam correr bem, porque o trabalho estava a ser bem feito”.

Fernando Ferreira também destacou a chegada de Jorge Costa. “A vinda do Jorge fez com que as coisas acontecessem de uma forma inexplicável, porque são 20 jogos sem perder, um recorde numa época desportiva em que até ultrapassámos o Benfica nisto dos jogos sem perder e agora vamos trabalhar, organizados, porque é isso que nos vai levar a ter mais sucesso no futuro”, assegurou.

FERNANDO FERREIRA_ACADÉMICO X FC PORTO_TAÇA PORTUGAL_FEV 2020

Fotógrafo: Igor Ferreira (arquivo)


Fernando Ferreira (à direita) e Luisinho (à esquerda) no jogo da 1ª mão da meia-final da Taça de Portugal, frente ao FC Porto, em fevereiro de 2021