Geral

06 de 12 de 2022, 15:32

Desporto

Taça Fair-play: Paivense lidera ranking de bom comportamento

Oliveira do Douro, Santacombadense, Pedreles, Alvite e Atitude Traquinas também reconhecidos numa iniciativa que premeia atitudes positivas a favor do futebol. É uma iniciativa da Associação de Futebol de Viseu

paivense

Fotógrafo: Sport Clube Paivense

A Associação de Futebol de Viseu (AFV) divulgou há poucos dias o mais recente ranking da Taça Fair-Play. A iniciativa que a AFV leva a cabo desde 2018 quer premiar os bons comportamentos tidos em campo pelos jogadores e pelos vários agentes desportivos.

O Paivense é o clube que lidera o ranking na Divisão de Honra. O clube de Vila Nova de Paiva soma 66 pontos, mais um do que o Penalva do Castelo. Em terceiro lugar aparece o Oliveira de Frades com 59 pontos, quarto lugar para o Lamelas, com 52 pontos, os mesmos do Mangualde, que é quinto.

O ranking é feito de acordo com o que é escrito nos relatórios que chegam à AFV no final dos jogos. Todas as equipas iniciarão o Ranking Fair Play com 5 pontos x Nº jogos a realizar no respetivo campeonato. Sendo assim, os clubes vão perdendo pontos. Por cada amarelo é descontado um ponto, por cada jogo de castigo, dois pontos, por cada mês de suspensão são tirados oito pontos e se houver uma pena superior ou igual a seis meses, o clube será desclassificado do ranking.

Também dirigentes, treinadores, médicos, massagistas e outros agentes podem prejudicar o trajeto na "liga do bom comportamento". Assim, a cada repreensão por escrito é retirado um ponto. A cada 25 euros em multas superiores a esse montante são tirados dois pontos. Se houver uma suspensão, a cada dez dias são tirados dois pontos e qualquer pena superior ou igual a 6 meses dará lugar à desclassificação.

No caso dos castigos aplicados aos clubes, mantém-se geralmente todas as penalizações, com a ressalva de que cada jogo de interdição ou à porta fechada dará direito a um corte de dez pontos. As somas neste ranking só são feitas a cada cartão branco. O clube que o receber ganha 20 pontos no ranking.

São então critérios o respeito pelo adversário, pela equipa de arbitragem, o comportamento dos oficiais da equipa, dos espetadores, os cartões amarelos, vermelhos e brancos mostrados. Se houver empate, também estão estabelecidos critérios que permitem desempatar.

Primeiro entra na equação o número de cartões brancos exibidos aos agentes desportivos dos clubes em causa. Caso ainda haja equipas com os mesmos pontos então "entra em jogo" o número de cartões vermelhos mostrados aos clubes empatados. Se nem assim houver desempate então ser´´a a Associação de Futebol de Viseu a dizer quem fica na frente.

Explicado como se chega ao ranking, importa referir que na 1ª Divisão também há uma tabela classificativa que premeia o fairplay. O Oliveira do Douro está em primeiro lugar, com 52 pontos. Seguem-se Carregal do Sal, com 43 pontos, Ceireiros, com 41, Santar, com 39 e Os Ciências, com 35 pontos.

No campeonato de sub-18 a liderança do fairplay é do Santacombadense, com 28 pontos, o Crasto está logo a seguir, com 26 pontos. Em terceiro lugar encontra-se o Carregal do Sal, com 26 pontos. O quarto lugar é ocupado, com 25 pontos. O Lusitano está no quinto posto, com 20 pontos.

No futsal, o Pedreles lidera o ranking de bom comportamento, com 109 pontos. Logo a seguir, com 108 pontos, está o Futsal Lamego. O Gigantes surge depois com 107 pontos, mais um do que o Torredeita. O Unidos da Estação é quinto colocado, com 103 pontos.

Ainda futsal, mas na Liga feminina, o ranking tem no primeiro lugar a equipa da Gente da Nave Alvite, com 80 pontos, segue-se a Casa do Benfica de Mortágua, FC Lamego, Heróis D'Aventura, com 79 pontos. O Lusitano fecha o ranking, com 77 pontos.

Também os Juniores A de futsal estão em jogo. Neste caso, o Atitudes Traquinas AD tem a melhor pontuação: 86 pontos, os mesmos do Viseu 2001. O Armamar tem 83 pontos tal como o SJ Pesqueira. O ABC surge logo depois, com 82 pontos.