Carlos Eduardo

29 de 08 de 2023, 16:00

Desporto

Vale de Açores quer garantir manutenção e jogar 'bom futebol' na Divisão de Honra, garante treinador

Rui Vale deixa a promessa de não ir a jogo só por ir. A equipa do concelho de Mortágua quer deixar a marca de um clube que joga bom futebol. Reconhece que não tem o orçamento de vários opositores na Divisão de Honra, mas aposta no trabalho e no treino para 'driblar' as contrariedades. Técnico aposta em quatro equipas como favoritas ao título

vale de açores

Fotógrafo: Sporting Clube de Vale de Açores

É com o pensamento no bom futebol e em contrariar a ideia de que quem sobe à Divisão de Honra é um dos maiores candidatos à descida na época seguinte, que o Vale de Açores parte para a nova temporada. A equipa do concelho de Mortágua tem neste campeonato uma tarefa ainda mais difícil do que a que desempenhou na temporada passada.

"Toda a gente gosta de ganhar, mas as pessoas têm a noção de que o clube não tem os pergaminhos da maioria dos clubes da Divisão de Honra. Depois de se ter feito um esforço para subir de divisão, era inglório deitarmos a toalha ao chão e andar por andar. Não. O objetivo é a manutenção", frisa o treinador da equipa, Rui Vale.

Assumido que está o objetivo da permanência, para o conseguir o Vale de Açores optou por manter a maioria dos jogadores do plantel da época 2022/2023.

A equipa contratou o defesa central Odair ao Carregal do Sal e o guarda-redes João Alves ao Canas de Senhorim. A Vale de Açores chegam também dois médios-centro: Edu, que estava no Tourizense e Simão Sousa, dos sub-19 do Molelos. Para o ataque, a equipa verde e branca contratou Luís Loureiro e Té, que jogava no Mortágua.

Assumindo que o plantel é "um pouco mais extenso em comparação com o da época anterior", Rui Vale esclarece que vão ser 23 os jogadores a fazer parte do leque de escolhas para a época que está à porta. 16 desses 23 jogadores renovaram e seguem caminho de verde e branco vestido. "Sabemos que temos um orçamento pequeno em relação a quase todos os clubes desta divisão, mas temos outras armas. O trabalho é uma delas. A pré-época está a correr bem, estamos a integrar quem vem de novo", realça o técnico.

O treinador de 48 anos assume ao Jornal do Centro que, além do treno, "o caminho é praticar um bom futebol, demonstrar a todos os clubes que jogamos bem, que se fale positivamente da nossa equipa". Rui Vale acredita que a equipa é feita de um grupo "unido e forte" e que tentará "subir um patamar". "Não basta jogar como no ano passado, temos de ser mais rápidos, fortes e intensos", defende Rui Vale.

Questionado sobre se haverá mudanças na forma de jogar do Vale de Açores, o técnico rejeita que haja alterações de fundo. "Posso moldar um pouco, agora mudar... Talvez não. Nós temos as nossas ideias. Agora vamos ser versáteis. Sabemos que os nosso adversários têm muita qualidade e vão ter bola. Nunca vamos abandonar a nossa identidade, independentemente do sistema tático e vamos sempre jogar para ganhar", vinca.

E desafiado a indicar os principais favoritos ao título, Rui Vale aponta quatro clubes e... dois que se podem juntar. "Aposto no Cinfães, que no ano passado ficou em segundo lugar, o Resende, que desceu do Campeonato de Portugal, o Nespereira e o Penalva do Castelo, que fizeram um campeonato extraordinário no ano passado. Destas quatro, mais o Sátão que é sempre complicado... Depois temos o Lusitano, que é um histórico, o Castro Daire que desceu do Campeonato de Portugal... Vai ser um campeonato mesmo muito difícil", reconhece.

O Vale de Açores começa a Divisão de Honra com uma deslocação ao Resende. O primeiro jogo da equipa verde e branca em casa será frente ao Lusitano de Vildemoinhos na segunda jornada do principal campeonato sénior do distrito. A 34ª e última jornada terá uma viagem até Castro Daire.

É já sabido que descem três clubes à 1ª Divisão distrital. O número de equipas despromovidas pode ser superior, dependendo que vão fazer Mortágua e Lamelas no Campeonato de Portugal. Por cada clube que descer do Campeonato de Portugal, outro terá de cair rumo à 1ª Distrital.