Geral

10 de 07 de 2023, 17:45

Desporto

Violência mancha torneio de futsal amador em Carregal do Sal

Depois do episódio de violência, ambas as equipas foram desclassificadas. Ninguém ficou ferido nem precisou de assistência médica. GNR chamada ao local. Dirigente de uma das equipas relata insultos racistas e lamenta que jogo não tivesse sido concluído

Futsal violência Carregal sal

A final do Torneio de futsal organizado pela Associação de Desporto e Educação Física de Carregal do Sal (ADEF) e o Clube de Futebol de Carregal do Sal (CFCS) ficou marcada por um episódio de violência. Tudo aconteceu perto do final do encontro, entre as equipas do Camping VMPS e do Pastelaria Salinas.

Num vídeo a que o Jornal do Centro teve acesso, é possível perceber que houve agressões com a bola em jogo. Um dos atletas tentou escapar da marcação de um adversário, de forma brusca, empurrando-o, e acaba agredido. Seguem-se alguns empurrões e os colegas de uma e de outra equipa tentaram acalmar a situação.

O episódio foi confirmado pelo presidente do CFCS. Ao Jornal do Centro, Tiago Afonso explica que "houve alguns distúrbios causados por vários indivíduos" O jogo era aceso e isso causou alguma mística no jogo. Era a final do torneio. O ambiente estava aceso", descreve.

O presidente do Carregal do Sal explica ainda que tudo aconteceu perto do final do jogo. Depois, não houve condições para a bola continuar a rolar. "O jogo foi interrompido. E as equipas foram desclassificadas. O regulamento é muito específico em relação a agressões físicas e prevê que os envolvidos sejam punidos", sublinha. Não houve vencedores neste torneio e o troféu acabou atribuído a duas equipas de formação que participaram no torneio.

Tiago Afonso afirma que o jogo era "a feijões", mas defende que prevalece um "espírito competitivo". O responsável acrescenta que um episódio violento nunca aconteceu nas anteriores edições do torneio. Estiveram 13 equipas envolvidas na prova.

"A maioria das situações que aconteceram no torneio foram positivas. Este é um torneio que dura um mês, houve muita gente a aderir. Tudo decorreu sempre dentro das normas. É homologado pela Federação Portuguesa de Futebol, temos seguros, licenças, tudo em dia", frisa.

Numa nota oficial publicada nas redes sociais do Carregal do Sal, pode ler-se que "a ADEF e o CF. Carregal do Sal lamentam os acontecimentos ocorridos durante a final do Torneio de Futsal ADEF-CFCS 2023, expressando as mais sinceras desculpas".

A nota acrescenta que "reconhecemos que esses eventos impactaram negativamente todos os envolvidos, mas também os espectadores, a imagem do torneio e a reputação da nossa organização".

Episódio de violência confirmado por Vítor Silva, responsável pela equipa Camping VMPS. "Estávamos a ganhar 4-3 a seis minutos do fim. Há um jogador deles que deixa a bola e vai agredir um dos nossos jogadores. O meu jogador não se conteve e virou-se contra ele. O árbitro, e com razão, expulsou os dois jogadores", explica. O dirigente acrescenta que a GNR chegou "passado muito tempo" e diz que, depois de algum tempo, o clima serenou e lamentou que o jogo não tivesse continuado.

"Tínhamos um prémio, que eram 150 euros e nem a Taça nos deram", lamenta. Vítor Silva fala ainda de "bocas racistas" e garante ter provas que vai usar na Justiça, confirmando ao Jornal do Centro que vai levar o caso até às últimas instâncias. Contactado, o responsável pela Pastelaria Salinas, Nuno Vilareto, remeteu explicações para mais tarde. O Jornal do Centro contactou a GNR que confirma que foi chamada ao local.