Carlos Eduardo

12 de 06 de 2023, 18:47

Desporto

Viseu volta com os Jogos Desportivos para tirar as crianças do sofá

Programa inclui 16 modalidades e regressa já a partir do próximo sábado, dia 17. Objetivo é impedir o sedentarismo. Podem participar clubes e crianças a título individual

Fotógrafo: Jornal do Centro

Viseu avança com a reedição dos Jogos Desportivos para combater o sedentarismo nas crianças e jovens em tempo de férias. Um programa que o vereador do desporto na Câmara de Viseu, Pedro Ribeiro, defende representar "uma oferta numa altura em que a época desportiva acabou e o ano letivo, também".

Para o autarca, este é um programa que vem colmatar a ausência de opções para a prática desportiva durante o verão. ""Estamos a tentar ocupar os dois meses em que se verifica menos atividade física. Continuamos até julho com a atividade sénior, temos as manhãs ativas também até junho. Não é costume as crianças participarem nas manhãs ativas e esta é uma solução muito boa", enfatizou.

No total, crianças e jovens podem praticar 16 modalidades que serão encaixadas no calendário sem haver sobreposição. O objetivo, frisa o vereador do desporto, é que, por exemplo, a criança possa "estar numa modalidade num fim de semana, noutro estar noutra".

Pedro Ribeiro referiu que "o número de modalidades em relação ao primeiro Viseu Ativo será mais ou menos o mesmo", mas o edil explicou que esta segunda edição dos Jogos Desportivos abre o leque a participações individuais. "[Antes] era sempre aberto apenas a coletividades. O que implicava que fossem fundamentalmente os clubes a inscrever-se. Agora termos esta opção de serem inscritas crianças que não estão em clubes. Grupos de bairro que costumam brincar informalmente, podem fazer uma equipa. E é também uma resposta para a comunidade imigrante", salientou.

Realçando que não será preciso criar um limite de inscrições, Pedro Ribeiro garantiu estar a receber 'feedback' positivo, afirmando ter "visto muitos pais e encarregados de educação a mostrar-se muito interessados em inscrever as crianças".

O presidente da Câmara de Viseu abriu a sessão de apresentação do programa e enalteceu "o jubilo e a alegria de vermos um evento que tivemos oportunidade de pôr de pé no passado e retomá-lo agora". Fernando Ruas lembrou o trabalho de Américo Nunes e Carlos Costa, como "obreiros deste evento".

"O que queríamos e queremos é ocupar as crianças nos tempos mortos depois das aulas. Dos eventos que temos tido a oportunidade de relançar este é, seguramente, um dos que mais me agrada", vincou o autarca.

Nesta segunda edição dos Jogos Desportivos, o município de Viseu além de ter estabelecido uma Comissão Organizadora do programa, para apoiar e monitorizar as modalidades, criou uma Comissão para a Promoção da Ética Desportiva. A Comissão de Ética, que o cronista do Jornal do Centro, Vítor Santos, integra, já criou um documento para promover a Ética no desporto e combater racismo, violência e xenofobia neste programa municipal.

Os Jogos Desportivos 2.0 começam a 17 de setembro e terminam a 30 de julho. Podem inscrever-se praticantes federados ou não, nascidos entre 2016 e 2009 em modalidades como andebol, futebol, natação, arborismo, futsal ou xadrez.

As atividades vão decorrer no Campo de Ténis do Fontelo, Campos do IPV, Piscinas Municipais, Pavilhão Desportivo Viriato, Campo de futebol de praia do Fontelo, Sala de Judo do Pavilhão do Fontelo ou Pavilhão Cidade de Viseu. O programa também vai até Côta, concretamente ao Parque Aventura e chegará, por exemplo, a Mundão, e ao Pavilhão Desportivo daquela localidade.