Geral

04 de 05 de 2024, 13:00

Diário

“Queremos continuar o trabalho feito até agora”

Sernancelhe comemorou esta sexta-feira (3 de maio) o feriado municipal. A data fica este ano marcada pela estreia do novo presidente da Câmara Municipal, Carlos Santos, que assumiu o cargo há um mês. O feriado é ainda assinalo com a festa religiosa em honra da padroeira, Nossa Senhor ao Pé da Cruz

Carlos Santos presidente Câmara Municipal Sernancelhe

É com “responsabilidade reforçada” que o novo presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Santos, preside à celebração do feriado municipal, que se assinala esta sexta-feira (3 de maio). O autarca assumiu funções há um mês, após a saída de Carlos Santiago, que é agora deputado na Assembleia da República. Para Carlos Santos, esta é “uma responsabilidade maior” numa casa que conhece há 20 anos e onde já foi vereador e vice-presidente. “É um enorme gosto e uma forma diferente de responsabilidade, agora mais reforçada. Uma responsabilidade de levar o mandato até ao final e de preparar os projetos que estão a ser pensados nas mais variadas áreas, como ação social ou saúde, que agora estão no domínio do município pela descentralização dessas competências”, refere.

O autarca afirma que o executivo quer “continuar o trabalho feito até agora”, proporcionando bem-estar e condições aos munícipes e lembrou os emigrantes. “Não nos podemos esquecer dos nossos emigrantes que são os embaixadores dos nossos produtos, nomeadamente a castanha”, frisou. Carlos Santos destacou ainda a vontade de continuarem a trabalhar “para manter a população e, até, aumentar o número de pessoas que moram no concelho” e afirmou que “estão a ser preparados um conjunto de projetos que serão depor implementados, logo que possível e também com o contributo de fundos comunitários”. O presidente da autarquia destacou ainda a necessidade de trabalhar as florestas e os baldios, bem como “a questão da sustentabilidade, da eficiência dos recursos como a água”. Há ainda, acrescenta, uma “preocupação com o meio ambiente e em dar continuidade ao trabalho que foi feito na parte económica e nas empresas”. “Há que dar um reconhecimento às empresas pelo esforço que têm feito. Mesmo com a redução da mão de obra, têm sabido ajustar-se às novas exigências e a modernizarem-se. Temos também um gabinete de apoio aos empresários, para todos os setores, que ajuda a preparar candidaturas a fundos comunitários, fazendo com que haja mais investimento no concelho e uma forma de apoiar e modernizar tecnologicamente as respetivas empresas”, disse. Carlos Santos destacou ainda a aposta que se pretende continuar a fazer na agricultura e no “estímulo aos jovens do concelho”. “Queremos também manter um olhar atento aas nossos idosos”, finalizou.

Feriado municipal celebra padroeira Nossa Senhora de ao Pé da Cruz
O feriado municipal de Sernancelhe celebra a padroeira Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz e, por isso, as comemorações acabam por se “misturar” dando a autarquia um maior enfoque às celebrações religiosas que acontecem até domingo.

Sábado a festa começa com o tradicional jogo de futsal “Solteiro VS Casados” (10h00), seguido de uma arruada com os “Bombos da Veiga” (10h30) e de um almoço convívio (13h00). A animação vai continuar pela noite dentro com a atuação do Grupo AF (22h00), o espetáculo de fogo de artifício (23h30) e a música da artista “Bruna” (00h00). A festa encerra com a continuação da atuação do Grupo AF (1h00).

No domingo, último dia de festejos, a alvorada com salva de morteiros está marcada para as 8h00, 15 minutos depois há alvorada com a “Banda Filarmónica de Sernancelhe”, seguida da chegada e arruada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Leixões (8h30). Às 11h00 começa a procissão rumo à Capela de Nossa Senhora de ao Pé da Cruz e às 11h30 a descarga de fogo. O programa conta ainda com a Missa Campal e Sermão no Monte de Nossa Senhora de ao Pé da Cruz (12h00), Largada dos Paraquedistas (15h00), majestosa Procissão pelas Ruas da Vila, com todas as figuras bíblicas das paróquias do concelho de Sernancelhe (17h00) e a descarga do fogo no “Monte do Castelo” (18h00).