Geral

08 de 03 de 2023, 18:48

Diário

"Lutem sempre pela vossa causa”, foi a mensagem de um aniversariante no Dia Internacional da Mulher

Grupo esteve concentrado no Rossio e nem a chuva deixou que a efeméride fosse esquecida por quem passava pelo Rossio, em Viseu

Rossio mulheres chuva

Mesmo debaixo de chuva e com o tempo pouco convidativo para grandes manifestações, a Plataforma Já Marchavas não deixou de assinalar este Dia Internacional da Mulher na rua e bem no centro da cidade de Viseu. Um grupo juntou-se no Rossio para “celebrar, dar voz e reivindicar por uma sociedade feminista”, antes de seguir para o espaço EmDireita onde a música foi ouvida no feminino.

Durante os minutos de concentração no Rossio, foram poucos os que se juntaram ao grupo, mas ainda assim houve quem manifesta-se apoio à causa. Foi o caso de um transeunte que informando que fazia anos precisamente a 8 de março, lembrou que quando nasceu, em 1954, este dia ainda não era de luta. “Junto-me a vocês para dizer: lutem sempre pela vossa causa”, deixou como manifesto, antes de continuar o caminho.

E foi preciso esperar até 1975, para as Nações Unidas começarem a celebrar o Dia Internacional da Mulher (IWD). Desde então, a ONU tem sido o principal patrocinador do evento anual, encorajando mais países a reconhecer "atos de coragem e determinação por parte de mulheres comuns que desempenharam um papel de destaque na história dos seus países e comunidades".

São várias as datas importantes na luta pelo direito das mulheres, entre elas o 28 de fevereiro de 1909, quando o então ativo Partido Socialista da América celebrou o primeiro Dia Nacional da Mulher em homenagem às 15 mil mulheres que protestaram em Nova Iorque contra condições de trabalho duras e salários mais baixos.
A 19 de março de 1911, realizou-se o primeiro Dia Internacional da Mulher, com a participação de mais de 1 milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha, e Suíça.

E em 1917, a celebração do Dia da Mulher na Rússia deu-lhes o direito de voto. As mulheres comemoraram o dia desse ano, entrando em greve pelo "pão e paz", para protestar contra a Primeira Guerra Mundial e fazer campanha pela igualdade de género, precisamente o tema que foi proposto para assinalar neste ano de 2023 o Dia Internacional da Mulher.