Geral

27 de 03 de 2024, 14:14

Diário

Académico de Viseu com contas "menos negativas", mas ainda abaixo da linha

Clube fechou contas de 2023 com resultado negativo, mas com uma redução face ao exercício anterior. Documento será discutido na assembleia geral desta quarta-feira

ACADEMICO DE VISEU

Fotógrafo: Académico de Viseu

O Académico de Viseu fechou as contas de 2023 com um resultado negativo de 46 mil euros, mas que para o clube são resultados "menos negativos" quando comparados com exercícios dos anos anteriores. O relatório será discutido e votado na assembleia geral que acontece esta quarta-feira (27 de março) à noite.

No documento que pode ser consultado no site do clube, pode ler-se que os resultados são “menos negativos” do que no anterior exercício (défice de 89 950 euros) e que, por exemplo, as mensalidades relacionadas com as modalidades de futebol, natação e andebol subiram mais de 300 por cento.

De acordo com o documento, na época 2022/2023, o Académico teve receitas de 336 mil euros e gastos superiores a 381 mil euros.

O clube também apresenta fundos patrimoniais de 73 mil euros negativos, o que leva a ser sugerido, no próprio relatório, que sejam “propostas e executadas medidas concretas de regularização da situação patrimonial, para assim garantir a continuidade da atividade e evitar o incumprimento das obrigações financeiras perante terceiros”.

Além disso, o clube também tem um “cash flow” (movimentos de entradas e saídas de dinheiro) negativo e que é “insuficiente” para pagar todas as despesas correntes.

A principal fonte de receita são os apoios dados pela Câmara de Viseu, que aumentaram mais de 23 por cento para os 132 mil euros. O dinheiro foi entregue no âmbito de protocolos assinados entre a autarquia e o emblema. As receitas com as quotas baixaram mais de 20% para os 26 mil euros.

Já as mensalidades relacionadas com as modalidades de futebol, natação e andebol subiram 329% dos 26 mil para os 84 mil euros. Este último aumento é justificado pela direção com medidas de controlo interno e com a implementação de um novo sistema informático que “tornou possível a gestão muito mais rigorosa da receita”.

O Académico angariou ainda 31 945 euros em donativos e 11 mil euros em patrocínios, entre outros rendimentos.

As contas do Académico foram fechadas com um passivo de 218 mil euros. O clube detém atualmente uma participação de 10% na SAD do futebol profissional, sendo que esta sociedade tem como principal acionista a empresa alemã Hobra.

A reunião magna do Académico de Viseu está marcada para as 20h00 desta quarta-feira, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude, perto do Estádio do Fontelo.