Geral

01 de 12 de 2023, 14:00

Diário

Presépio de rua com mais de 2300 luzes criado em aldeia de Cinfães

Aldeia de Pias, no concelho de Cinfães, vai viver a magia de Natal de uma maneira mais colorida com o presépio de rua, de 10 de dezembro a 7 de janeiro

presépio natal aldeia pias cinfães

Fotógrafo: Pedro Sá

A aldeia de Pias, no concelho de Cinfães, vai viver a magia de Natal de uma maneira mais colorida. O presépio de rua, este ano embelezado com mais de 2300 luzes, vai estar aberto de 10 de dezembro a 7 de janeiro.

Criado em 2017, o presépio de rua de Pias é uma representação tradicional do nascimento de Jesus Cristo, montada ao ar livre no Largo da Cruz.

O presépio foi criado com materiais recicláveis e restos de tecido que retratam a cena do nascimento de Jesus, incluindo os pais Maria e José, o menino Jesus, os reis magos, a vaca, o burro, o anjo, o moleiro, a pastora e as suas ovelhas, o agricultor e ainda alguns símbolos típicos da aldeia.

O presépio de rua “é uma forma de expressão artística e religiosa, que visa recordar e celebrar o advento de Jesus Cristo”, refere a organização em comunicado. A obra foi montada com a ajuda de voluntários da comunidade local que se unem para o decorar e manter o presépio durante a temporada do Natal.

“Atualmente é uma verdadeira atração turística, atraindo visitantes de diversos locais do país. Além da sua importância religiosa, o presépio de rua também possui um significado cultural e histórico, representando a tradição e a fé do povo. É uma forma de manter viva a memória do nascimento de Jesus e transmitir essa mensagem às gerações futuras”, acrescenta a organização.