Geral

13 de 06 de 2023, 10:40

Diário

Aluno de Viseu ganha medalha na Olimpíada de Matemática no Brasil

Estudante da Escola Secundária Emídio Navarro conquistou medalha de bronze na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, decorrida no Brasil

Fotógrafo: Escola Secundária Emídio Navarro

O aluno da Escola Secundária Emídio Navarro (Viseu), Pedro Silva, ganhou uma medalha de bronze na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), que decorreu recentemente no Brasil.

O estudante do 10.º ano fez parte da comitiva portuguesa que participou na competição que teve lugar em Fortaleza e que ganhou algumas medalhas, incluindo uma de ouro, outra de prata e duas de bronze.

Tomás Faria, do Colégio Moderno de Lisboa, arrecadou pela segunda vez uma medalha de ouro. Tomás Vidal, aluno do Grande Colégio Universal do Porto, conquistou uma medalha de prata. Além de Pedro Silva, também Diogo Sousa, aluno do 10.º ano da Escola Secundária Carlos Amarante de Braga, ganhou a medalha de bronze.

A delegação portuguesa foi composta por seis elementos. Os alunos foram orientados pelo tutor Nuno Arala e pela professora Joana Teles, da Universidade de Coimbra.

A participação de Portugal nas OMCPLP foi organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a preparação dos alunos foi feita pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

As Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa são uma competição entre jovens estudantes de países de língua portuguesa, cujos objetivos são a melhoria da qualidade do ensino e a descoberta de talentos em matemática e fomentar o estudo da disciplina nos países lusófonos.