Geral

25 de 05 de 2023, 14:27

Diário

Alunos do IPV criam ferramenta de ajuda emocional para pessoas autistas

Programa venceu a sexta edição do concurso de empreendedorismo Projeto Link Me Up, com a proposta de uma ferramenta tecnológica para ajudar na autorregulação de pessoas autistas. Projeto Link Me Up envolveu 50 alunos do Politécnico de Viseu

Fotógrafo: Facebook/Instituto Politécnico de Viseu

Cinco alunos do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) venceram a sexta edição do concurso de empreendedorismo Projeto Link Me Up, com a proposta de uma ferramenta tecnológica para ajudar na autorregulação de pessoas autistas, ou seja, na compreensão e no controlo das emoções que estas sentem como o stress, a ansiedade ou a frustração.

A proposta desenvolvida pelos estudantes Eva Pinto, Gonçalo Augusto, Pedro Silva, Gabriela Reses e Margarida Reis, ao desafio apresentado pelo professor Paulo Tomé, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em parceria com a Associação Portuguesa Voz do Autista, foi a primeira classificada no concurso de cocriação de inovação com recurso à metodologia Demola, que decorreu na terça-feira (23 de maio) na Escola Superior de Educação de Viseu.

Em segundo lugar ficou o desafio “Clean Water” e em terceiro o projeto “Museums as fertile grounds for young student entrepreneurs to thrive in the community”. Na sessão final, estudantes das oito equipas concorrentes apresentaram o resultado do trabalho desenvolvido durante cerca de dez semanas em torno de desafios e mudanças nas mais diversas áreas.

A equipa vencedora vai agora participar no concurso nacional de ideias do projeto Link Me Up, que habilita a prémios de 5.000, 3.000 e 1.500 euros, e num evento internacional de enriquecimento do conhecimento em cocriação.

Nesta edição, que envolveu um total de 50 alunos, o IPV contou com oito organizações e empresas parceiras.

O Projeto Link Me Up procura promover nos estudantes de 13 institutos politécnicos reunidos num consórcio, do qual o Politécnico de Viseu faz parte, o desenvolvimento do espírito científico e empreendedor.