Geral

02 de 02 de 2024, 12:20

Diário

Anta de Arca, em Oliveira de Frades, vai ter centro interpretativo

Infraestrutura integra um projeto que envolve a requalificação da zona envolvente que acolhe o Dólmen de Arca, classificado como monumento nacional

A Câmara de Oliveira de Frades arrancou recentemente com a obra do Centro Interpretativo da Anta de Arca. Os trabalhos decorrem num edifício que está a ser requalificado para acolher o novo espaço dedicado à arqueologia.

O centro interpretativo faz parte de um projeto que envolve a requalificação da zona envolvente da Anta de Arca. O parque previsto para aquela zona envolve um investimento superior a 144 mil euros.

“Este projeto assenta, sobretudo, na valorização e preservação do património histórico, cultural e arqueológico, nomeadamente do Dólmen de Arca (Monumento Nacional) e na requalificação do edifício existente, através da criação de um Centro Interpretativo que permitirá melhor a compreensão do monumento”, explica em comunicado a autarquia de Oliveira de Frades.

No edifício também está previsto um espaço destinado a albergar arqueólogos e especialistas em arte megalítica, caminhantes e pedestrianistas da Rota dos Caminhos com Alma e outros visitantes.

Numa segunda fase, irão ser construídos um parque de merendas e outro infantil na zona envolvente ao Centro Interpretativo da Anta de Arca.

“Com este novo equipamento pretende-se contribuir para reforçar a identidade dos valores locais, em prol da comunidade e de quem visitar o concelho, promovendo o turismo no nosso território”, acrescenta a Câmara de Oliveira de Frades.