Geral

22 de 04 de 2024, 18:15

Diário

As memórias e o futuro de Viseu em debate no “Largo da Sé”

São cinco os debates propostos pela associação Proviseu para discutir o que vai ser a região nos próximos dias. Iniciativas vão decorrer até junho no centro de Viseu

largo de sé encontros em viseu créditos facebook ana tavares v2

Fotógrafo: Facebook/Ana Tavares

As memórias e o futuro de Viseu vão servir de mote para os encontros “Largo da Sé”, que arrancaram esta segunda-feira (22 de abril) e que querem abrir o diálogo sobre o desenvolvimento da região com cinco debates a ter lugar no centro da cidade.

A iniciativa organizada pela associação Proviseu – que gere o Conservatório Regional de Música Azeredo Perdigão – propõe sessões públicas dinamizadas por personalidades de Viseu e abertas “a todos os que desejem colocar o seu pensamento, as suas ideias ao serviço de Viseu”, refere a organização.

A ação “procura ser um espaço de diálogo entre os visienses, intermediados ou não pelas suas organizações coletivas, comunitárias”, sublinha a Proviseu.

“Deseja-se, porém, que seja um diálogo que abra sempre perspetivas para o futuro. Sem saudosismos, sem motivações de baixa estima, desejamos que o ‘Largo da Sé’ contribua para nos ajudar, enquanto comunidade, a resolver problemas e a perspetivar caminhos de futuro”, acrescenta.

Hoje, o Solar dos Condes de Prime – onde fica o Conservatório de Música – recebeu a investigadora da Universidade do Porto, Ana Ester Tavares, que falou sobre o tema “Entre notas e património: a Sala de Música do Solar dos Condes de Prime”.

No próximo dia 4 de maio, o Clube de Viseu recebe às 14h30 os presidentes da Câmara (Fernando Ruas), do Instituto Politécnico (José Costa), do Instituto Piaget de Viseu (Paulo Alves), da Associação Comercial (Gualter Mirandez) e da Associação Empresarial da Região de Viseu (João Cotta) para o debate “Viseu – cidade ainda mais atrativa”.

Já o Solar dos Peixotos recebe às 17h00 de 16 de maio a sessão “Viseu – cidade ainda mais inclusiva” com o presidente das Obras Sociais, José Carreira, e o técnico da Rede Europeia Anti-Pobreza, Tiago Caio, entre outros.

A 28 de maio, a história será o principal tema da sessão “Viseu – da cidade entre muros à cidade-região do futuro” com os professores e investigadores Jorge Adolfo Marques e Liliana Castilho e também com Isidro Meneses, fundador da Proviseu.

E, às 14h30 de 15 de junho, decorre no auditório do Conservatório de Música o último debate, “Viseu - Artes e Cultura, eixo central para uma estratégia de desenvolvimento”, com a participação dos diretores do Teatro Viriato, Henrique Amoedo, e do Conservatório de Música, José Carlos Sousa, além do presidente da ADICES e da Federação Minha Terra, Miguel Torres.