Geral

26 de 03 de 2024, 14:42

Diário

Há mais jovens apoiados com bolsas de estudo para o ensino superior em Mangualde

Presidente da Câmara diz que o concelho precisa do "conhecimento e irreverência" dos jovens. Autarquia entregou bolsas de estudo a 53 alunos que estão no ensino superior

bolsas de estudo créditos câmara de mangualde

Mais de 50 alunos do ensino superior de Mangualde receberam bolsas de estudo no valor de 17 500 euros. A Câmara diz que se trata do maior número de bolseiros no concelho desde que a medida entrou em vigor no município.

Na cerimónia, o presidente da Câmara, Marco Almeida, apelou aos jovens que não se esqueçam de Mangualde e disse que o concelho precisa deles.

“Nunca esqueçam o vosso concelho de origem, que precisa do vosso conhecimento e da vossa irreverência, até porque agora estão a conhecer mundo e nós precisamos desse mundo para continuarmos a progredir”, disse o autarca diretamente aos alunos contemplados com as bolsas.

Marco Almeida referiu ainda que o número de jovens apoiados pela autarquia aumentou para os 53, mais nove face a 2023.

O valor das verbas também subiu 40 por cento em comparação com o ano passado. “No próximo ano iremos tentar aumentar ainda mais este valor”, disse ainda o autarca na cerimónia.

As bolsas de estudo da Câmara de Mangualde, cujas candidaturas decorreram em outubro e novembro do ano passado, destinam-se a quem frequente licenciaturas e mestrados integrados no ensino superior.

A bolsa, que é dada em função dos rendimentos anuais da família do aluno, ajuda a pagar as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propinas.

“Esta é uma forma de estar ao lado daqueles que trazem e querem acrescentar conhecimento ao nosso concelho, apoiando os estudantes que querem prosseguir a sua formação académica, em alturas que podem sobrecarregar mais as suas famílias”, defendeu Marco Almeida.

Nos últimos seis anos, a Câmara de Mangualde entregou 297 bolsas de estudo no valor total de 105 mil euros.