Geral

07 de 01 de 2022, 10:20

Diário

Autarquia de Resende cria gabinete para apoiar as juntas de freguesia

Gabinete vai funcionar sob a dependência direta do presidente da Câmara, que garante que serviço foi criado para agilizar os serviços entre a autarquia e as freguesias

câmara de resende repetido

A Câmara de Resende criou um gabinete de apoio às freguesias para reforçar a relação com as juntas espalhadas pelo concelho, centralizando a informação e aumentando a capacidade de resposta aos pedidos das autarquias.

A autarquia pretende, desta forma, gerir as relações com as juntas de freguesia e prestar-lhes apoio.

Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara, Garcez Trindade, justifica a criação deste gabinete também para agilizar os serviços.

“O gabinete ficará a ser coordenado por um jurista que trabalha na Câmara e vai funcionar sob a minha dependência direta. Este gabinete coordenará as relações entre o município e as juntas de freguesia, como também já era o costume. A relação era feita diretamente com o presidente, mas passará a ser feita por este gabinete”, explica.

O autarca acrescenta que este gabinete vai apoiar as juntas em “assuntos de natureza administrativa, jurídica e técnica, entre outros apoios nomeadamente a nível das pequenas obras e dos acordos e protocolos que as juntas possam ter a necessidade de fazer com a Câmara ou com outras entidades”.

“O gabinete receberá também das juntas solicitações que serão direcionadas aqui na Câmara para as respetivas unidades orgânicas para resolverem os pedidos que elas possam fazer”, frisa.

Garcez Trindade diz ainda que o gabinete de apoio às freguesias estará também capacitado para dar informação sobre leis e outras questões de interesse para as freguesias como articulações entre as juntas e várias entidades.

“No fundo, este gabinete presta ter alguma relevância do ponto de vista do interesse municipal porque ficará disponível às juntas mas também aos munícipes que possam ter assuntos relacionados com as freguesias. É uma maneira de melhorar as relações entre as juntas de freguesia e a Câmara Municipal”, conclui.