Geral

03 de 05 de 2021, 21:18

Diário

Autárquicas: ainda dos velhos combates na candidatura da CDU a Viseu

Comboio, universidade pública, contra as portagens e pela qualidade de vida dos viseenses

Francisco Almeida, conhecido como Xico Almeida na apresentação dos candidatos da CDU, PCP-PEV à câmara de Viseu


O comboio de regresso a Viseu é uma das bandeiras da CDU e dos candidatos às autárquicas que foram apresentados esta segunda-feira. O cabeça de lista à Câmara Municipal, Francisco Almeida, promete luta na rua e nos órgãos autárquicos. Universidade pública, construção de um novo matadouro, revitalização do centro histórico e requalificação da EN 229 são outros combates da CDU que tem dois objetivos para estas eleições.

“Um dos objetivos é o de levar a voz da CDU aos órgãos das autarquias contribuindo para elevar a qualidade de vida de todos os viseenses. O outro é o de continuar a contribuir para uma mudança política no plano nacional. Um objetivo não está primeiro que o outro. Sem uma mudança de política não é possível mobilizar investimentos públicos centrais para acudir às necessidades em infraestruturas e equipamentos às populações no nosso concelho. Sem eleitos da CDU nos órgãos de Viseu os interesses dos cidadãos continuarão a ficar esquecidos e à porta desses mesmos órgãos”, frisou o candidato.

Francisco Almeida elegeu “velhas” batalhas para esta “nova luta” e destacou a ligação ferroviária, numa altura em que o assunto voltou à ordem do dia com o Plano Ferroviário Nacional a apontar um acesso a Viseu na nova linha Aveiro-Mangualde.
“A CDU foi a única força política que se opôs à supressão do caminho-de-ferro em Viseu e a única força que apresentou projetos de lei a propor a sua restituição. Vamos novamente nesta campanha ouvir falar desta questão. O PS já começou, mas com promessas porque não há projeto nem consignações, nem financiamento. Importa perguntar o que fizeram para concretizar esta infraestrutura determinante. Vão repetir-se as cenas do costume. Nas campanhas eleitorais erguem esta questão, chegada a hora de votar, votam contra”, criticou.

Já Filomena Pires repete a candidatura à Assembleia Municipal e lembra que a voz da CDU tem sido decisiva para o concelho. “Temos identidade própria, construída e afirmada graças ao trabalho que desenvolvemos, mesmo nos locais sem eleitos. Temos sido um fator decisivo de intervenção cívica e política. Somos, inquestionavelmente, uma força transformadora e de esquerda no poder local”, sustentou a atual deputada na Assembleia Municipal.

Francisco Almeida e Filomena Pires foram os primeiros candidatos da CDU e que tiveram direito a apresentação no Rossio. A coligação vai anunciar as restantes 23 candidaturas no distrito até 15 de junho.